Formadores de opinião de diferentes segmentos econômicos experienciaram um evento inovador em Cuiabá, reunindo sustentabilidade, agronegócio, cultura e gastronomia numa sala de cinema. O encontro do Hub de Inovação ESG Cuiabá compartilhou informação qualificada e provocações importantes sobre o universo da sustentabilidade e do Agro, combatendo mitos e promovendo um ambiente de conexão, seguido de uma experiência gastronômica exclusiva assinada pelo chef Marcus Alves.
Dois painéis expuseram projetos e boas práticas que vêm se destacando em Mato Grosso e no Brasil, fomentados pela iniciativa privada e com relevantes impactos sociais. Entre eles está o Projeto GEMTE (Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução), associação sem fins lucrativos que, em parceria com o Governo de Mato Grosso, dá suporte à gestão de um programa de desenvolvimento da educação pública que visa projetar o Estado como referência nacional no setor em até 20 anos.
“Nós temos que ser cidadãos indignados ao deparar com o fato de que, entre 10 alunos que iniciam o Ensino Fundamental no Brasil, apenas 7 concluem. Esse modelo de indignação move o GEMTE, com 24 mantenedores, rebatendo os estigmas de que a iniciativa privada só pensa em si e no lucro e de que o Agro não pensa na sociedade e no meio ambiente”, declara Guilherme Alves, diretor executivo do GEMTE.
A conexão entre investimento em educação, avanços da tecnologia e transformação social foi a tônica do painel Inovação e Tendências em Projetos de Impacto, com as contribuições de Guilherme Alves e de Abílio Martins, diretor de operações e novos negócios da NTICS Projetos e SB Sustainable Business, e Luiz Piccinin, presidente da Áster (concessionária John Deere em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
Outro projeto evidenciado no encontro foi o Global Goals Educa, que capacita professores para a promoção da educação ambiental dentro da sala de aula. Com milhares de professores inscritos em Mato Grosso, a inciativa é considerada o maior programa de formação gratuita sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no Brasil.
“Para que a vida possa avançar, educação é fundamental. Sem educação, cultura e inovação, a sociedade não evolui, não há futuro. Isso é imprescindível, da sala de aula às empresas. Por isso, nos engajamos em projetos como o Global Goals Educa e o Projeto GEMTE, entre vários outros que a Áster lidera ou apoia, investindo juntamente em inovação e em nossa equipe, para que todos possam evoluir, empresa e sociedade”, destaca o presidente da Áster, Luiz Piccinin.
Trilha de conscientização - O tema ESG na Cadeia de Valor Social movimentou o segundo painel, com as participações de Gustavo de Oliveira, empresário e presidente do Instituto Atlântico, Iara Nunes, diretora administrativa da Áster, Fernando Clark, diretor de novos negócios da SB Sustainable Business, e de Ana Carolina Xavier, CEO da NTICS.
Entre as percepções e experiências expostas, um dos destaques foi a avaliação de que empresas que investem em responsabilidade social passam por uma trilha de maturação de engajamento na atualidade: ações iniciais de filantropia e apoio cultural vão se transformando num olhar mais consciente e profundo para a coletividade, caminhando para uma conexão mais consistente com os públicos de interesse com os quais as marcas se relacionam e com a comunidade em geral da qual fazem parte.
A agenda promovida nesta quarta-feira (7) foi finalizada com uma sessão em grande estilo, na sala vip do Shopping Estação Cuiabá, com pratos servidos no escurinho do cinema, promovendo uma experiência diferente aos convidados. O Hub de Inovação ESG Cuiabá é uma realização do LAB de Inovação, NTICS Projetos e SB Sustainable Business, com a parceria do Instituto Farmun e patrocínio da Áster.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.