A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) realizou, nesta terça-feira (8), em Confresa, a segunda etapa da terceira semana da Rodada Técnica, com o objetivo de apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos Centros Tecnológicos (CTECNOs) da entidade. O evento reuniu produtores rurais e pesquisadores do núcleo Araguaia Xingu para discutir os avanços e desafios no campo, com destaque para temas como doses e modos de calagem.
De acordo com o delegado do núcleo Araguaia Xingu, Guilherme Cruvinel, a iniciativa aproxima os produtores das pesquisas realizadas pela Aprosoja-MT, contribuindo para a adoção de novas tecnologias no campo. “É uma forma importante de trazer os resultados das pesquisas para nossa região, que está distante do centro da entidade, e mostrar o que está tendo mais eficiência ou não”, disse.
Entre os temas abordados, o pesquisador e consultor da Aprosoja-MT, Leandro Zancanaro, ressaltou a importância da correção da acidez do solo para o aumento da produtividade agrícola. “Os solos da região são, naturalmente, ácidos, o que compromete o desenvolvimento das plantas. A aplicação de calcário é fundamental para corrigir essa acidez e proporcionar condições adequadas para culturas como soja, milho, algodão e outras”, explicou.
O também delegado do núcleo Araguaia Xingu, Douglas Michels, avaliou que a Rodada Técnica pode contribuir para a tomada de decisões em um cenário desafiador para a agricultura. “Estamos enfrentando um ano difícil, com restrições no crédito e no financiamento. Essas informações ajudam os produtores a identificar onde podem economizar e onde precisam investir mais”, afirmou.
A Rodada Técnica segue ao longo da semana com o objetivo de integrar conhecimento científico e práticas agrícolas. O próximo encontro está marcado para esta quarta-feira (9), às 18h30, no Sindicato Rural de Querência.
VEJA O VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.