Entre janeiro e julho de 2025, Mato Grosso exportou 458,3 mil toneladas de carne bovina para 81 países. A China manteve a liderança como principal destino, absorvendo 51,5% do total, o equivalente a 236,3 mil toneladas.
As vendas resultaram em receita de US$ 2 bilhões no período, com valor médio de US$ 5,2 mil por tonelada. A maior parte da carne foi escoada pelos portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP), principais corredores de exportação para os mercados asiático e europeu.
Os Estados Unidos aparecem como segundo maior comprador, com 28,2 mil toneladas (6,1%), seguidos pela Rússia, com 27,4 mil toneladas (5,99%). Outros destinos incluem países da Ásia, Oriente Médio e Europa, como Chile, Filipinas, Egito, Arábia Saudita, México, Itália, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Espanha, Hong Kong, Líbia, Reino Unido, Líbano e Aruba.
De acordo com o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), o desempenho reflete a relevância do estado no comércio internacional de proteínas. Mato Grosso concentra aproximadamente 17% do rebanho bovino brasileiro, com mais de 34 milhões de cabeças, e representa uma fatia significativa das exportações nacionais.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.