O consumo exagerado de macarrão instantâneo faz mal à saúde devido ao alto teor de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, o macarrão do tipo miojo ou cup noodles costuma ser frito antes de ser embalado, o que aumenta a quantidade de gorduras envolvidas na produção do alimento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão máxima de sal por dia deve ser de apenas 4 gramas, o que equivale a uma colher rasa de café. Cada embalagem de macarrão instantâneo traz, pelo menos, o dobro deste valor, afirma a nutricionista Tatiana Zanin.
Embora a maior parte do sódio esteja no tempero pronto disponível para ser adicionado, o próprio macarrão não é uma opção saudável por ser cheio de aditivos, corantes artificiais e toxinas como, por exemplo, o glutamato monossódico.
O glutamato monossódico é um intensificador de sabor feito à base de cana-de-açúcar que pode ser indicado nos rótulos das embalagens: extrato de levedura, proteína vegetal hidrolisada ou E621.
O consumo frequente de macarrão instantâneo favorece:
1. Aumento da pressão arterial;
2. Problemas cardíacos;
3. Colesterol ruim;
4. Comprometimento renal;
5. Aumento de peso;
6. Síndrome metabólica.
A recomendação é de evitar ao máximo este tipo de refeição e optar por alimentos mais saudáveis e se possível preparados com pouco sal, como saladas frescas e legumes cozidos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.