Uma droga chamada de "cocaína ética" tem feito sucesso entre os usuários de drogas ricos no Reino Unido. A cocaína "diferenciada" seria produzida sem violência, com pagamento justo a agricultores e com menos impacto ao meio ambiente. O preço chega a R$ 1.400 a mais por grama da droga. Para os especialistas, entretanto, o produto não passa de ficção, uma "estratégia de marketing". A cocaína anunciada como "ética" não se difere em nada da produzida normalmente. Porém o impacto sobre os consumidores mais abastados tem sido grande.
LEIA MAIS: Homem é picado na genitália por píton ao se sentar em vaso sanitário
"Tenho visto anúncios de 'cheirinho ecológico', mas não passa de uma jogada de marketing muito inteligente", disse o ex-policial antidrogas do Reino Unido Neil Woods ao "Daily Mirror". "Os traficantes podem mentir porque o governo não tem controle e estão sendo cada vez mais espertos na operação", acrescentou ele.
Estima-se que cerca de 1.500 toneladas de cocaína são exportadas da Colômbia todos os anos, contribuindo para uma indústria de tráfico de cocaína do Reino Unido que vale cerca de R$ 12,7 bilhões anualmente, de acordo com Woods.
Além de ser responsável por enormes ondas de violência e destruição ao longo do último meio século, a produção de cocaína também viu altas taxas de desmatamento na Colômbia e em outros países da América do Sul, com cartéis destruindo cerca de 100.000 hectares de floresta a cada ano.
A funcionária de agência humanitária colombiana Bibiana Villota disse ao "Mirror":
"Posso dizer que ninguém na Colômbia produz cocaína eticamente. O comércio envolve inevitavelmente derramamento de sangue, a desestabilização de comunidades e um ciclo terrível de violência. Se a demanda aumenta, a produção também aumenta e o ciclo de destruição continua. O que você chama de cocaína de comércio justo só vai trazer mais ganância e derramamento de sangue."
FONTE: https://extra.globo.com/noticias/page-not-found/cocaina-etica-vira-moda-entre-consumidores-mais-ricos-no-reino-unido-25093366.html
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.