Domingo, 28 de Junho de 2020, 17h:00

Tamanho do texto A - A+

Vereador por VG, Ícaro Reveles defende moderação para ampliar conquistas

Por: RAYNNA NICOLAS

No dia do orgulho LGBTQI+, comemorado em 28 de junho, o vereador de Várzea Grande Ícaro Reveles (PDT) ressalta a necessidade de adotar uma postura moderada para avançar nas conquistas da comunidade. Ícaro, que é o único parlamentar assumidamente gay na baixada Cuiabana, aponta que ainda há muito o se fazer para garantir os direitos dessa população.

ícaro Reveles

 

“Eu avalio que ainda há muito a que se fazer em termos de políticas públicas para LGBT’s em Mato Grosso, principalmente na região metropolitana, porque as atividades que acontecem em benefício dessa população, principalmente as mais vulneráveis, são através de organizações sociais que contam muito com ajuda privada de amigos, e estão situadas no município de Cuiabá, com pouca participação governamental. As pessoas que estão à frente dessas organizações são verdadeiras guerreiras, que com pouco desenvolvem um bom trabalho social, bem como de orientação e assistência às famílias e seminários a população em geral”, disse o vereador.

Em relação à Várzea Grande, Ícaro sinalizou que o caminho é ainda maior. Apesar de afirmar que seus colegas nutrem respeito pela causa, a maioria das ações ainda está concentrada em Cuiabá e as articulações para ampliar o debate em Várzea Grande são tímidas.

“Como vereador em Várzea Grande temos um caminho bem maior, tendo em vista que a maioria das atividades e organizações acontecem na Capital, mas estamos articulando a criação do Conselho da Diversidade no município, para ser o órgão de debate de políticas públicas para o segmento. Toda a assistência à população e feita de maneira privada; com ajuda de parceiros conseguimos ajudar nesse momento de pandemia LGBT's em vulnerabilidade social, salientando a necessidade de mais participação da política local, em todos os níveis”, explicou.

O vereador ainda pontuou que o momento é de atenção com o aumento no número dos casos de violência contra a população LGBTQI+. Nos primeiros cinco meses de 2019, Mato Grosso somou 49 ocorrências dessa natureza, já em 2020 o número mais que dobrou e, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), 101 pessoas foram vítimas desses crimes.

“Nesse momento de isolamento social, as pessoas ficam mais em casa e isso é um fator preponderante, tendo em vista que grande parte da violência contra LGBTs acontecem no ambiente familiar. É uma questão muito delicada, a agressão muitas vezes parte da própria família e isso reflete na sociedade. São agressões físicas e psicológicas que vem aumentando a cada dia. Soma-se isso ao preconceito, à dificuldade de arrumar emprego e de se sustentar e não temos um bom cenário, mas resistimos, esperamos dias melhores, nunca perdemos as esperanças”, afirmou.

Para abordar essa luta com a população em geral, Ícaro defende uma postura moderada que se distancie do radicalismo político que vem sido enfrentado pelo Brasil. Segundo ele, paciência e tolerância são determinantes para fazer as pessoas enxergarem a causa com empatia.

“Meu eleitorado é muito eclético, público de direita e esquerda, inclusive e eu acho que nesse momento de radicalismo político em que vivemos, devemos saber ser moderados. Nós buscamos mudar a opinião das pessoas sobre assuntos que muitos nem conhecem, como são as causas LGBT’s, e para isso é preciso paciência e muita tolerância. Assim vamos vencendo alguns tabus sociais, e fazendo as pessoas enxergarem as reais dificuldades da população LGBT, é uma luta diária”, enfatizou o vereador.

No entanto, mesmo diante de um cenário político polarizado, o parlamentar disse acreditar em uma perspectiva de avanço, tanto na sociedade, quanto na política.

“A esperança de dias melhores é o que nos move, sempre acreditamos que um dia teremos as políticas públicas e políticos que olhem com o carinho e respeito que essa população merece, pois estamos conquistando nossos espaços a cada dia. São anos de lutas por igualdade e equidade e esperamos que a cada dia que passe nossa sociedade seja mais respeitosa e pratique empatia, principalmente com os mais vulneráveis. No dia do Orgulho LGBTQI+ nos voltamos ao momento de reflexão para essa prática e para a solidariedade com aqueles que mais precisam, com igualdade e respeito”, pontuou.

DESTAQUE NACIONAL

Icaro Reveles, que é advogado e vice-presidente regional do PDT de Mato Grosso, participa neste domingo (28), às 18h00 (horário de Brasília), de uma live denominada "PDT Diversidade - Orgulho em Resistir: Nacionalismo por um Brasil Igualitário", ao lado do presidenciável e ex-ministro Ciro Gomes.  Também participam da live Amanda Anderson, presidente do PDT Diversidade - um movimento de cooperação partidária liderado pelos trabalhistas -, e Duda Salabert, uma professora que foi candidata a senadora por Minas Gerais em 2018 e que é a primeira transexual pré-candidata a prefeita de Belo Horizonte este ano, entre outras referências nacionais da pauta da diversidade sexual.

Avalie esta matéria: Gostei +2 | Não gostei