O sistema eleitoral do Brasil sofreu uma sobrecarga neste domingo (15) e a apuração de votos para prefeitos, vereadores e para eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso, atrasaram. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Luiz Cézar Darienzo, a apuração deve se normalizar em até 40 minutos.
“Em 2018, nós tínhamos uma transmissão descentralizada no país. Então os votos eram encaminhados para Mato Grosso, nós somavamos os votos aqui, e levavamos ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral] apenas para divulgação. A partir de 2020, nós mudamos esse formato de totalização. Então, os votos só passam por aqui em nível de conectividade, e são entregues direto ao TSE. Então, é feita a somatória no TSE”, explicou.
A votação terminou às 17h em todo o país e até a publicação desta reportagem, nenhum voto havia sido apurado oficialmente no estado. Contudo, por conta da instabilidade do sistema do TSE, os votos foram paralisados. O secretário pontuou ainda que a suspensão momentânea da contagem aconteceu em outras partes do Brasil.
“No final, às 17h, nós tívemos todos os estados transmitindo [os votos]. A partir do momento que entrou o fuso -4, em que Cuiabá e Mato Grosso entram também, nós tivemos o aumento da carga de processamento. Por isso, foi decidido que parassemos de totalizar, então esse atraso está no país todo, para que nós pudéssemos receber os boletins”, completou.
No site oficial do TSE, outros estados e capitais do Centro-Oeste como Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Goiás (Goiânia) já mostram resultados parciais da apuração das urnas. Entretanto, em Mato Grosso, nenhuma apuração dos candidatos à prefeitura, Câmara Municipal ou Senado foram divulgadas. Segundo o TRE, o problema está sendo resolvido.
Ao longo do dia, diversos eleitores relataram instabilidade no sistema do TSE e no aplicativo do Título de Eleitor eletrônico. A Corte afirma que o recebimento dos tribunais regionais e a totalização dos votos estão normais. Contudo, a divulgação e tráfego dos dados que apresenta lentidão.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.