Propostas para a saúde de Cuiabá dominaram o terceiro bloco do debate promovido pela TV Centro América, nesta sexta-feira (25), entre os candidato a prefeito Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT).
O bloco do programa foi de tema livre. Os dois candidatos tinham 10 minutos para utilizar conforme a estratégia de campanha. Abilio abriu o período apresentando a 'Casa do Autista' e questionando Lúdio sobre suas impressões a respeito da proposta. O petista não respondeu sobre o projeto, mas debateu com uma pergunta, questionando se Abilio conhecia o número de crianças que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá pelo diagnóstico do autismo.
Abilio Brunini desconversou e utilizou o restante do seu tempo, impedindo que Lúdio fizesse novos questionamentos. Ele seguiu destrinchando as propostas do seu plano de governo à saúde da cidade.
"Assim como você não respondeu. Não vou mais entrar nessas brigas com você, cabe a você fazer as perguntas que quiser", disse o candidato do PL.
Brunini falou que pretende criar a 'Vila da Saúde' e transformar a Policlínica do Coxipó em um hospital. O candidato também propôs contratar ortopedistas para as policlínicas, sanando um gargalo no sistema público da Capital que tem cujos atendimentos de emergência correspondem em sua maioria segundo Abilio, cerca de 70%, a vítima de acidentes de moto.
Ao retomar sua fala, Lúdio voltou a pergunta que Abilio desconversou, sobre a quantidade de crianças que aguardam o diagnóstico de autismo no SUS. Mas antes, alfinetou o adversário, apontando que ele fugiu do debate.
"Ele fugiu. Estamos aqui para debater um ao outro e ele agora desrespeitou você que assiste o debate. Ele usou 8 minutos para repetir o que treinou para dizer no programa eleitporal dele. Você deveria ter a coragem, mas foi coverde em debater", disparou Lúdio.
O petista apontou que Cuiabá tem 2 mil crianças aguardando o laudo de autismo em Cuiabá. Mas estimativa é que 6 mil crianças tenham autismo. Lúdio defendeu um atendimento de alta complexidade, envolvendo neurologistas, psicólogos e psiquiatras.
LEIA MAIS: Abilio e Lúdio trocam farpas ao discutir Secretaria da Saúde e futuro dos servidores
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.