Sexta-feira, 06 de Junho de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,59
euro R$ 6,40
libra R$ 6,40

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,59
euro R$ 6,40
libra R$ 6,40

Política Quarta-feira, 04 de Junho de 2025, 15:29 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quarta-feira, 04 de Junho de 2025, 15h:29 - A | A

CELEUMA DA BUROCRACIA

Mauro Mendes detona lentidão no CAR: "não podemos nos conformar"

Mendes cobra mudança de postura do poder público e da sociedade

MARICELLE LIMA
DA REDAÇÃO

Durante o lançamento do novo sistema Cadastro Ambiental Rural (CAR) 2.0, nesta quarta-feira (5), no Palácio Paiaguás, o governador Mauro Mendes (União) criticou duramente a lentidão na validação dos registros ambientais no Brasil. Segundo ele, passados 13 anos da promulgação do Código Florestal, apenas 2% dos cadastros foram validados em todo o país, o que revela, segundo o governador, um problema cultural grave.  

“Treze anos se passaram e apenas 2% do CAR foi validado. Isso é um retrato de um problema cultural que nós temos no Brasil: aprendemos a conviver com os nossos problemas”, afirmou. 

Mauro destacou que Mato Grosso apresenta um desempenho melhor do que a média nacional, mas ainda insuficiente: cerca de 18% do território estadual teve o CAR validado, o que corresponde a quase 9% do total de cadastros existentes.  “É melhor que a média nacional? É. Mas ainda é muito ruim”, pontuou.  

O governador também relacionou essa lentidão à falta de indignação com a paralisia de políticas públicas e obras importantes.  

“A gente se acostumou a conviver com os problemas. Parece normal. Aqui em Cuiabá, a 500 metros do Palácio, o Hospital Central ficou 34 anos parado”, disse, referindo-se à obra que será entregue na sua gestão.  

Outro exemplo citado foi a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que ganha uma área de Free Shop com isenção de impostos para produtos importados. A proposta, idealizada nos anos 1980, foi comparada com o modelo chinês.

“A China criou as ZPEs em 1980 e hoje tem mais de duas mil funcionando. O Brasil tentou copiar, mas, após décadas, temos apenas três e, só duas funcionam mais ou menos. Isso mostra a diferença cultural”  

Para Mauro Mendes, a criação do CAR 2.0 é uma tentativa de enfrentar essa inércia. No entanto, ele alerta que apenas mudanças estruturais e uma mudança de mentalidade podem garantir avanços reais. “O que incomoda não é só a burocracia, mas a nossa capacidade de aceitar a burocracia como algo normal. Não podemos nos conformar”, concluiu o governador. 

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros