O deputado federal Juarez Costa desejou sucesso à deputada estadual Janaina Riva, recém-empossada presidente da sigla em Mato Grosso. No discurso, Juarez, que assumiu a secretaria-geral do partido, demonstrou apoio à nova liderança e reforçou a importância de uma frente unida para a formação das chapas que disputarão as eleições de 2026.
Com elegância, o parlamentar afastou qualquer especulação sobre mágoas internas por ter sido preterido na disputa pela presidência da legenda. “Tem gente aplaudindo você não pela sua beleza, mas pela sua competência, determinação, pelas posições firmes em defesa da mulher e dos menos favorecidos. Você tem toda a capacidade”, elogiou durante a convenção estadual do MDB, na última quinta-feira (21).
Juarez também fez menção ao ex-presidente da Assembleia Legislativa e pai da deputada, José Riva, destacando sua trajetória política. “Alegre-se e não tenha vergonha do seu sobrenome. Quando falar, fale de boca cheia: Janaina Riva. Ele também deu sangue e suor por este estado, e eu acompanhei esse trabalho”, declarou. Em uma referência a possível associação negativa do nome do pai dela, supostamente envolvido em escândalos de corrupção, com o de Janaina.
O deputado ainda lembrou a importância de se construir chapas fortes para a eleição federal: “Vamos trabalhar para repetir o que fizemos no passado, quando elegemos três deputados federais. Que Deus te ilumine”, concluiu.
Nos bastidores
Embora tenha desejado êxito à colega, Juarez era apontado como favorito para suceder Carlos Bezerra, histórico líder do MDB que deixou a presidência. Vice-presidente até então, ele havia defendido a “aposentadoria” política de Bezerra e articulava maioria interna, inclusive em apoio à possível candidatura ao governo do atual vice, Otaviano Pivetta (Republicanos).
Com a ascensão de Janaina, surgiram rumores de que Juarez poderia migrar para o Republicanos. Bastidores davam conta de sua frustração, já que, segundo aliados, haveria um "acordo de cavalheiros" firmado com Bezerra para que ele assumisse a presidência do MDB neste mandato.
Janaina, por sua vez, sempre negou qualquer “puxada de tapete” e ressaltou que o partido precisava se reorganizar com antecedência para enfrentar o desafio eleitoral de 2026.
LEIA MAIS: Janaina Riva afirma ter apoio de Baleia Rossi e Michel Temer para presidir MDB
Juarez defende aposentadoria de Bezerra para assumir presidência do MDB em MT
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.