O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), confirmou na manhã desta quinta-feira (10) que a deputada estadual Janaina Riva (MDB) assumirá a presidência do diretório estadual do partido em Mato Grosso. Em entrevista, Bortolin afirmou que, sob o comando de Janaina, o MDB se posicionará no espectro da centro-direita, afastando-se do governo Lula (PT), e terá como principal projeto a candidatura da deputada ao Senado em 2026.
“Está confirmada. Janaina assume a presidência do MDB no Estado, já posicionando o partido na centro-direita. Essa é a primeira decisão pública dela, e a candidatura ao Senado é o maior projeto do MDB em Mato Grosso. Isso é irrevogável”, declarou Bortolin.
Segundo o presidente da AMM, a nova direção do partido irá percorrer os municípios mato-grossenses, reorganizar os diretórios e montar as chapas para as eleições proporcionais. O trabalho também incluirá articulações para a eleição ao governo estadual.
Bortolin também falou sobre o processo de transição e a postura do atual presidente da legenda, o ex-deputado federal Carlos Bezerra. Segundo ele, Bezerra apoia “incondicionalmente” a sucessão por Janaina Riva. “Bezerra é a figura mais simbólica do MDB de Mato Grosso e tem sido respeitoso e colaborativo nesse processo”, afirmou.
Por outro lado, o deputado Emanuelzinho, filho do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e atual vice-líder do governo Lula na Câmara, deverá deixar o partido. “Ele já tem sinalizado essa tendência. Não existe possibilidade do MDB aqui em Mato Grosso apoiar o governo Lula, então acredito que naturalmente ele vá procurar outro partido”, disse Bortolin.
Sobre as especulações de que o principal adversário de Janaina na disputa pelo Senado seria o governador Mauro Mendes (União), Bortolin ponderou que há espaço para ambos. “São duas vagas. Nada impede de o eleitor votar na Janaina e no Mauro. Se a eleição fosse hoje, os dois seriam eleitos”, analisou. Ele também citou o nome do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) como aposta de Mendes, mas destacou que há diálogo aberto e que ainda haverá muita articulação. “O Pivetta tem ótima relação com a Janaina", ponderou.
Ele chegou a demonstrar preferência para que ela fosse sua companheira de chapa. Temos ainda muitas conversas a fazer, inclusive com figuras como o senador Wellington Fagundes (PL), Jaime Campos (UB) e Max Russi (PSB)”, concluiu.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.