O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Eduardo Botelho (DEM) está internado em uma unidade semi-intensiva do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com 50% do pulmões comprometidos em decorrência do coronavírus. Na sessão extraordinária da Casa de Leis, desta terça-feira (14), o deputado esclareceu por videoconferência que a internação em outro estado foi devido ao colapso no sistema de saúde de Cuiabá.
Segundo Botelho, os sintomas apareceram ainda no final de junho, mas com um resultado negativo para o novo vírus, o diagnóstico foi de sinusite. O deputado chegou a se tratar e ter melhora dos sintomas durante as últimas semanas do mês passado e o início de julho, no entanto, os sintomas voltaram, o que levou o parlamentar a fazer novos exames.
"No sábado, no horário de almoço senti algo diferente, um arrepio no corpo, parecia uma corrente elétrica indo do pé à cabeça, três vezes seguidas. Percebi que tinha algo errado, liguei para o doutor Carretoni porque pensei que ou era um espírito de mulher que morreu vindo me visitar ou algo diferente. O médico me examinou e disse que eu estava com os sintomas de Covid e meu pulmão estava chiando, mas eu não acreditava ainda", contou Botelho.
Em seguida, o deputado começou o tratamento com os medicamentos ivermectina e azitromicina e relatou que não tinha dificuldade para respirar. Na semana seguinte, Botelho passou por uma tomografia computadorizada que identificou o comprometimento de 10% do pulmão.
"Neste final de semana, nos dias 11 e 12, tive muitas intercorrências, febres, calafrios e de domingo para segunda tive muita febre acima de 40º. Na segunda-feira fiz uma nova tomografia que detectou mais de 50% de comprometimento no pulmão. A qualquer momento poderia precisar de uma UTI e como o sistema de Cuiabá estava totalmente colapsado, nós tomamos a decisão, articulada pela deputada Janaína, de vir para São Paulo", explicou.
Agora o deputado segue em tratamento em uma unidade semi-intensiva, sem necessidade de intubação.
O parlamentar ainda se mostrou otimista sobre sua recuperação e disse ter certeza de que sairá do hospital em três ou quatro dias.
"Estou em uma unidade semi-intensiva, com monitores, mas não precisei ser intubado e creio que não vou precisar. Tenho certeza que logo vou sair. Daqui uns três, quatro dias devo ir pro quarto, vou esperar a recuperação e depois voltar pra casa”, finalizou.
Na segunda-feira (13), a assessoria de Botelho tinha informado que não procedia o boato de que o presidente da ALMT teria testado positivo pra Covid-19. Mas confirmou que o parlamentar teria amanhecido indisposto nesta segunda, com sintomas similares ao da doença, com dor de garganta e, por isso, iria fazer novo exame e aguardaria o resultado em isolamento domiciliar, seguindo protocolo de cuidados necessários.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.