O governador Silval Barbosa (PMDB) oficializou a reestruturação de carreira dos profissionais da Área Instrumental do Governo, aprovado em sessão plenária da Assembleia Legislativa no último mês após muita polêmica.
Com a mudança, publicada no Diário Oficial que circula nesta quinta-feira (16), a categoria passa a se chamar “Carreira dos Profissionais da Área Meio da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional”. Na prática, a lei transforma os técnicos em área efetiva do governo estadual, formado por “servidores efetivos e estabilizados”.
|
Composta por 1.574 profissionais, entre analistas administrativos, técnicos e especialistas de apoio, a estrutura organizacional da classe antes não estava definida por meio de uma legislação, conforme assegura o presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig), Edmundo César Leite.
A proposta, fruto de consenso entre parlamentares e classe, é um encaminhamento antigo dos profissionais da área com o Executivo Estadual.
Inclusive, Edmundo comemora a publicação e garante que a categoria aguardava pelo cumprimento da reivindicação desde 2009. “Agora com a aprovação da mensagem, estamos consolidados como categoria. Isso corrige em mais de 90% de desvio de função que existia”, aponta o sindicalista.
Foi aprovado, ainda, a equiparação salarial de 10%. O valor será pago em duas parcelas, sendo que a primeira já está programada para maio deste ano e a segunda para o mesmo mês de 2015. A remuneração dos profissionais é de cerca de R$ 4 mil a R$ 7 mil, em média e eles atuam em secretarias estaduais, como Administração (SAD), Fazenda (Sefaz), Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) e Auditoria-Geral do Estado (AGE).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
anonimo 17/01/2014
Parabéns a diretoria do Sinpaig! Uma conquista merecida com muito suor.
Educador de meia tigela 16/01/2014
Enquanto isso... a carreirinha de professor, minguando... empurrando aluno para não perder o status-quo....(a mando da SEDUC).. a pior de MT e tbém a de pior perspectivas profissionais.... deve ser a última opção no ENEM
gil 16/01/2014
Isso é reconhecimento por quem trabalha nesse estado, seja nas secretarias originárias ou nos núcleos ajudando os servidores da casa. Parabéns pela luta. Só lamento para os que não conhecem e ainda falam besteira sem conhecimento de causa.
laranjinha 16/01/2014
mais uma carreira mamando nas tetas do governo!! E olha o trem passando !!!!
4 comentários