O governador Mauro Mendes (UB), cobrou explicações sobre a fuga de dois detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, registrada na manhã do último sábado (5). Em declaração nesta segunda-feira (7), Mendes disse que irá se reunir com o secretário de Segurança para tratar do episódio e classificou o ocorrido como uma falha grave.
“Eu já pedi explicações à nossa polícia penal, principalmente ao secretário de Segurança. Hoje eu tenho uma reunião com ele sobre isso, e precisa ser explicado. Não pode, uma unidade de segurança daquele tamanho ter uma falha dessa”, afirmou.
O governador foi enfático ao apontar que houve erro no sistema prisional. “Alguém falhou. Isso tem que ficar claro, porque não dá para admitir este tipo de coisa nos presídios”, completou.
A fuga ocorreu na ala dos trabalhadores da PCE, destinada a detentos em regime de trabalho interno. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), os presos cortaram o arame farpado e usaram uma corda para escalar o muro da unidade.
Após a confirmação da fuga, a Sejus informou ter adotado todas as medidas para localizar e recapturar os fugitivos e abriu procedimento administrativo para apurar as circunstâncias do caso. Os fugitivos foram identificados como, Christopher Allef de Oliveira Santana, 24 anos e Henrique Darlan de Oliveira Mello, 23 anos.
A Sejus não detalhou se houve falhas no monitoramento interno ou se os detentos contaram com apoio externo. Até o momento, os dois ainda não foram localizados.
A Penitenciária Central do Estado é a maior unidade prisional de Mato Grosso e abriga detentos de alta periculosidade. Informações que possam ajudar na localização dos fugitivos podem ser repassadas anonimamente pelo telefone 190.
VEJA VÍDEO:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.