A vereadora cassada Edna Sampaio (PT) desiste de concorrer à Câmara de Cuiabá e a ativista LGBTQIA+, Daiely Cristina (PT), assumirá o protagonismo da candidatura. O recuo de Edna ocorre após diversas derrotas na Justiça Eleitoral. Ela tentava legitimar seu nome às eleições 2024 depois de perder o mandato duas vezes no Legislativo municipal. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) entendeu que não era possível conceder a exceção para que Sampaio disputasse "sub judice".
LEIA MAIS: Juiz mantém indeferimento do registro de candidatura de Edna Sampaio
Edna se manifestou por meio de um comunicado nas redes sociais, afirmando que Daiely representa as bandeiras levantadas durante sua passagem na Câmara, sendo classificado por ela como uma "resposta" à violência racial e de gênero.
"Por isso, para fortalecer nossa luta e garantir que nossa mensagem chegue a todas as urnas, fizemos uma substituição estratégica. A nossa companheira Day agora assume o nome no registro oficial", disse a vereadora cassada.
A candidatura de Edna foi lançada em conjunto com Daiely e sua ex-chefe de gabinete, a jornalista Neusa Baptista. Segundo a ex-titular, ela e Neusa estarão na retaguarda dando suporte à ativista.
"Nada muda! Continuamos nas ruas, nas redes e na luta por direitos, pela diversidade e contra toda forma de opressão. Queremos vocês com a gente, dando essa resposta nas urnas no dia 6 de outubro", se comprometeu.
LEIA NOTA NA ÍNTEGRA
Queridas e queridos apoiadores, viemos trazer uma mensagem sobre nossa caminhada! Vocês sabem da intensa perseguição política que a nossa vereadora Edna Sampaio tem enfrentado na Câmara Municipal de Cuiabá. Cassaram seu mandato duas vezes, tentaram silenciar sua voz e tirar nossa candidatura das urnas, mas nós não vamos nos recuar!
A candidatura compartilhada ‘3Pretas’ foi criada como uma resposta à violência racial e de gênero que muitas de nós sofremos todos os dias. E hoje, mais do que nunca, seguimos firmes!
Por isso, para fortalecer nossa luta e garantir que nossa mensagem chegue a todas as urnas, fizemos uma substituição estratégica. A nossa companheira Day agora assume o nome no registro oficial, mas Edna Sampaio, Day & Neusa seguem juntas nessa batalha.
Nada muda! Continuamos nas ruas, nas redes e na luta por direitos, pela diversidade e contra toda forma de opressão. Queremos vocês com a gente, dando essa resposta nas urnas no dia 6 de outubro!
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.