Em razão da pandemia, a apuração e totalização dos votos das eleições municipais de Cuiabá e da suplementar para o cargo de senador, no dia 15 de novembro, será realizado nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). De 2004 até 2018, a apuração e totalização das eleições gerais era realizado no Centro de Eventos do Pantanal.
O TRE informou que o acesso ao prédio e a Casa da Democracia será restrito aos magistrados, servidores e demais colaboradores que estiverem à serviço da Justiça Eleitoral, bem como dois delegados/fiscais por partido e coligação devidamente credenciados, cuja participação está prevista em lei.
Os trabalhos no órgão terão restrições de acesso, de forma a manter o protocolo sanitário adotado desde o dia 23 de março, como medida de prevenção ao contágio da Covid-19. A medida resultou na economia de recurso público em quase R$ 270 mil. Em 2018, o TRE gastou pouco mais de R$ 266 mil com a locação do Centro de Eventos, considerando o 1º e 2º turnos.
Conforme o órgão, também acontecerá nas dependências do Tribunal, os trabalhos da Comissão da Votação Paralela. Já o cadeião funcionará na Casa da Democracia. Nos demais municípios a apuração e totalização dos votos das duas eleições ocorrerá na sede da zona eleitoral responsável.
A Justiça Eleitoral irá transmitir em formato virtual e em tempo real a apuração e totalização das duas eleições, bem como os trabalhos da Comissão da Votação Paralela. A apuração e totalização da eleição suplementar e a votação paralela serão transmitidas pelo canal oficial do TRE no YouTube. Já a apuração e totalização da eleição municipal será transmitida pela TV Assembleia, no canal 30.1.
Segurança
Para garantir, no dia da eleição, a segurança dos trabalhos de apuração e também a segurança dos cidadãos que estiverem em efetivo exercício no prédio do Tribunal e na Casa da Democracia, uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Casa Militar, Polícias Militar e Civil, Corpo Militar de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SESP-MT) elaborou um Plano de Segurança Orgânica.
Para a elaboração desse Plano, que será executado no dia do pleito, a equipe multidisciplinar analisou todos os riscos em relação as barreiras físicas, controle de acesso, infraestrutura, segurança de informação nas áreas e instalações e vigilância física. O acesso armado ao prédio do Tribunal, bem como a Casa da Democracia será restrito aos policiais e demais profissionais em serviço e que tenham porte de arma.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.