A candidatura de Edma Macedo à presidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cuiabá foi oficialmente lançada durante um ato político na capital mato-grossense, como o apoio declarado do deputado estadual Lúdio Cabral. O evento, realizado na última sexta-feira (16), também contou com a presença do dirigente nacional e pré-candidato à presidência nacional do PT, Romênio Pereira, do atual presidente do PT Cuiabá, Bob Almeida, e militantes da capital e de cidades do interior.
Caso seja eleita, Edma poderá se tornar a primeira mulher a presidir o PT em Cuiabá. Lúdio Cabral lembrou da trajetória de militância da candidata, durante discurso no ato realizado na noite de sexta-feira (16).
“Edma começou a militar ainda menina, acampada para ter um pedaço de terra lá em Pontes e Lacerda. Mulher, assentada da reforma agrária, formada em ciências contábeis, lutadora da agricultura familiar e das pastorais sociais, militante do PT desde a juventude. A trajetória da Edma fará dela uma presidente qualificadíssima, para dar continuidade ao trabalho da direção municipal presidida pelo Bob Almeida, ampliar e fortalecer cada vez mais as lutas de trabalhadores e trabalhadoras de Cuiabá”, afirmou.
Edma concorre pelo grupo interno Movimento PT no Processo de Eleições Diretas (PED) 2025, previsto para o dia 6 de julho, quando os filiados e filiadas ao partido em todo o país escolherão seus representantes municipais, estaduais e nacionais.
Contadora e agricultora familiar, Edma Macedo iniciou sua trajetória política em Pontes e Lacerda, atuando em movimentos ligados à agricultura familiar e reforma agrária. Ela é filiada ao PT desde 2003 e já ocupou cargos em entidades de base como associações rurais e sindicatos. Também tem participação ativa nas pastorais sociais da Igreja Católica.
Em sua fala durante o lançamento da candidatura, Edma destacou a importância de manter diálogo com as comunidades e ampliar a participação popular nas decisões do partido. “Nosso compromisso é estar nas ruas, escutando as pessoas. Precisamos construir soluções para problemas concretos, como a falta de vagas em creches, transporte público precário, dificuldade no acesso à saúde e oportunidades para a juventude”, afirmou.
O atual presidente do PT de Cuiabá, Bob Almeida, está no cargo há seis anos e afirmou apoiar a candidatura de Edma como uma forma de continuidade do trabalho de reorganização do partido na capital.
“Edma tem uma história de militância nas comunidades, é presença constante nas lutas sociais. É com muita confiança que passo o bastão”, disse.
Participação nacional
O ato contou ainda com a presença de Romênio Pereira, dirigente nacional do PT e pré-candidato à presidência nacional do partido. Romênio, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Relações Internacionais do PT, enfatizou a necessidade de o partido manter-se próximo das bases e dos movimentos sociais.
“Precisamos de um PT que volte a estar nas ruas, com a juventude, com os mais pobres, com quem realmente constrói esse país”, declarou. Fundador do PT e ligado à corrente Movimento PT, Romênio afirmou que sua candidatura está comprometida com a defesa dos direitos das mulheres, da população negra, LGBTQIAPN+ e da classe trabalhadora. Ele também reforçou o apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.