O município de Sorriso (397 km de Cuiabá) foi o 6º brasileiro com maior índice de mortes violentas do Brasil. A informação consta do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (20). De acordo com o documento, a “Cidade do Crime”, que é um dos município mais ricos do Estado, teve uma taxa de mortes violentas de 70,5/100 mil habitantes no ano de 2022. A taxa média brasileira é de 19,5 a cada 100 mil.
Em entrevista para o HNT, o delegado Bruno França, que atua na região, contou que o aumento do índice de homicídios na cidade se iniciou quando membros do Comando Vermelho, irritados com as lideranças, saíram da facção e criaram a 'Tropa Castelar', uma nova organização criminosa que buscava conquistar os territórios do CV para a venda de drogas.
Ele ainda contou que a investida da nova facção acabou sendo frustrada rapidamente, porque a organização não tinha gente ou dinheiro suficiente para rivalizar com o CV. Em seguida, o Primeiro Comando da Capital (PCC), considerada a maior organização criminosa do país, aproveitou-se da fraqueza e se uniu aos remanescentes da Tropa Castelar, o que acabou gerando uma guerra entre facções e, consequentemente, inúmeros homicídios em Sorriso.
LEIA MAIS: Índices de assassinatos e tentativas de homicídio crescem mais de 300% em Sorriso
DADOS DO ESTADO
O documento ainda demonstrou que Mato Grosso registrou 1.073 mortes violentas intencionais no ano de 2022. O que resultou em um aumento de 18,9% se comparado ao ano de 2021, que registrou na mesma categoria, 890 homicídios.
Em 2022, em comparação com o ano anterior, tiveram alta de mortes violentas intencionais os estados: Acre (21%), Alagoas (4,2%), Mato Grosso (18,9%), Minas Gerais (2,2%), Pará (0,6%), Paraná (7,2%), Pernambuco (1,3%), Piauí (4,5%), Rio Grande do Sul (3,8%), Rondônia (14%), São Paulo (1,3%), e Tocantins (5,5%).
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.
A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados.
(Com Agência Brasil)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.