As cinzas do vulcão que entrou em erupção no sul do Chile, no fim de semana, afetam os voos com destino a três cidades da Argentina. Segundo a companhia aérea LAN Argentina, as passagens de ida e volta entre Buenos Aires, San Carlos de Bariloche, Neuquén e Rio Gallegos estão suspensas por tempo indeterminado.
A companhia Aerolineas Argentinas também cancelou todos os voos programados entre Buenos Aires e Bariloche.
O complexo vulcânico Puyehue entrou em erupção no sábado (4). Autoridades chilenas decretaram alerta máximo nas regiões próximas ao vulcão e pessoas tiveram que deixar suas casas. A nuvem de cinzas também chegou a San Carlos de Bariloche, na Argentina, a 100 km de distância.
Alfredo Leiva/Associated Press |
![]() |
Trabalhadores usam escavadeiras para retirar cinzas vulcânicas das ruas de Bariloche, Argentina |
Todas as operações do aeroporto Teniente Luis Candelaria, em Bariloche, estão suspensas desde domingo. Com relação a Neuquén e Rio Gallegos, a LAN Argentina informou que não irá operar voos para essas localidades "até que as condições estejam favoráveis e com total segurança".
O cancelamento dos voos, segundo a companhia, ocorre por que a cinza possui "alto poder abrasivo", o que pode causar "danos sérios aos motores, às asas, parabrisas, elementos de aterrissagem e instrumentos de voo".
Os turistas que têm passagens marcadas para as três cidades prejudicadas pela nuvem de cinzas podem, de acordo com a LAN Argentina, trocar a data da voo para daqui 30 dias(sem custo adicional), alterar o destino de viagem (mediante pagamento da diferença) ou devolver a passagem. A Aerolineas Argentinas não respondeu quais medidas serão tomadas.
ERUPÇÕES
O fenômeno obrigou 3.500 pessoas a deixarem a região de Caulle Cordon, no sul do Chile.
Uma coluna de cinzas de dez quilômetros de altura e cinco de largura se formou ao redor do vulcão Puyehue.
Francisco Negroni/Associated Press |
![]() |
Relâmpago vulcânico é visto sobre o vulcão Puyehue, no Chile |
A nuvem avançou para a Patagônia argentina, que fica a 900 quilômetros de distância, provocando o cancelamento de alguns voos.
As autoridades chilenas decretaram alerta máximo nas regiões próximas ao vulcão. O país possui a segunda maior cadeia vulcânica e de maior atividade no mundo, depois da Indonésia.
Em 2008, outro vulcão do sul do Chile, o Chaitén, entrou em erupção e desencadeou uma nuvem de cinzas que alcançou até mesmo a Patagônia argentina, provocando a retirada de milhares de pessoas das cidades próximas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.