O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou nesta segunda-feira (29), na Casa Branca, ao lado do premiê israelense Benjamin Netanyahu, um plano de paz para a Faixa de Gaza.
A proposta, segundo ele, tem 20 pontos e prevê medidas de segurança, anistia a membros do Hamas dispostos a aceitar a coexistência pacífica com Israel e a criação de um novo governo palestino supervisionado por um “Conselho da Paz”.
Durante o anúncio, Trump afirmou que a libertação imediata dos reféns é condição central do acordo. “Se aceita pelo Hamas, a proposta pede a libertação de todos os reféns imediatamente, ou no máximo em 72 horas”, declarou.
O republicano garantiu apoio irrestrito dos EUA a Israel caso o grupo rejeite a proposta. O plano prevê que militantes do Hamas que optarem por deixar Gaza terão passagem segura, enquanto aqueles que aceitarem conviver pacificamente com Israel terão anistia.
Em contrapartida, as Forças de Defesa de Israel poderiam se retirar do enclave caso ambas as partes concordem com os termos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.