Segundo Meloni, em publicação feita no X, a iniciativa de Washington pode representar uma virada nesse processo, ao prever "uma cessação permanente das hostilidades, a libertação imediata de todos os reféns e um acesso humanitário pleno e seguro para a população civil". A premiê italiana afirmou que a estabilização de Gaza depende de um projeto ambicioso de reconstrução e desenvolvimento, com "pleno envolvimento dos parceiros regionais".
Meloni reiterou que a Itália está pronta para contribuir, "em estreita coordenação" com os Estados Unidos, os parceiros europeus e da região, e agradeceu a Trump pelos "esforços para levar a paz ao Oriente Médio". Ela exortou as partes a aceitar o plano, destacando em particular que o Hamas "tem agora a possibilidade de pôr fim à guerra libertando os reféns, aceitando não ter qualquer papel no futuro de Gaza e desarmando-se completamente".
Para a líder italiana, a retomada de um diálogo entre Israel e os palestinos é essencial para consolidar "um horizonte político rumo a uma coexistência pacífica".
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.