O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia de Freitas Bezerra, negou a devolução do passaporte do empresário Giovanni Zem Rodrigues, genro do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, que argumentou a necessidade de ter o documento em mãos para viajar aos Estados Unidos para participar do evento esportivo de triatlo denoninado IRONMAN, nos dias 28 e 29 de outubro. A defesa diz que Giovanni Zem iria deixar o país no dia 26 de outubro com retorno programado para o dia 3 de novembro.
Ao negar o pedido, o magistrado entendeu que não houve nenhuma alteração dos fatos para justificar a revogação da medida cautelar de apreensão do passaporte. "Atinente ao pleito subsidiário de permissão excepcional para viagem aos Estados Unidos para participação de competição atlética - IRONMAN 70.3 – não vislumbro razoabilidade para seu deferimento, para fins de excepcionar o cautelar de proibição de ausentar-se do país", diz um dos trechos.
A decisão foi publicada nesta segunda-feira (29), no Diário da Justiça, e é desdobramento da 'Operação Mantus', deflagrada em maio de 2019 pela Delegacia Especializada de Fazenda e Crimes Contra a Administração Pública (Defaz) e pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), para o cumprimento de mandados expedidos pelo juiz da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, Jorge Luiz Tadeu.
Teve como alvo duas organizações criminosas que comandam o jogo do bicho no Estado. Ao todo, foram cumpridos 33 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão.
As investigações iniciaram em agosto de 2017, conseguindo descortinar duas organizações que movimentaram, em um ano, apenas em contas bancárias, mais de R$ 20 milhões. Uma das organizações é liderada por João Arcanjo Ribeiro e seu genro Giovanni Zem Rodrigues, já a outra é liderada por Frederico Muller Coutinho.
Os investigadores também identificaram uma acirrada disputa de espaço pelas organizações, havendo situações de extorsão mediante sequestro praticada com o objetivo de manter o controle da jogatina em algumas cidades.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.