Segunda-feira, 06 de Maio de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,07
euro R$ 5,46
libra R$ 5,46

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,07
euro R$ 5,46
libra R$ 5,46

Economia Quarta-feira, 14 de Setembro de 2011, 07:38 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Quarta-feira, 14 de Setembro de 2011, 07h:38 - A | A

MOEDA

Centavo de troco aumenta lucro de empresas

Loja que atende 1.500 pessoas ao dia pode lucrar mais de R$ 5.400 se não der R$ 0,01

PORTAL R7

A maioria das pessoas não costuma exigir centavos de troco. Mas, com aquela moedinha, ao longo do ano, você está perdendo dinheiro e aumentando o lucro das empresas. Por menor que seja, é uma obrigação do comércio dar o troco ao consumidor. Mas o que acontece se ele não tiver a moedinha, que jê nem é mais fabricada? Quem explica é Elizabeth Baesso, diretora do Procon-SP.

- No caso do consumidor que não tiver o centavo para dar de troco, o consumidor deve arredondar o valor para menos, nunca para mais.

Estima-se que, mesmo não sendo mais feita pela Casa da Moeda, as pequeninas moedinhas de R$ 0,01 ainda em circulação somem R$ 32 milhões. Elas estão espalhadas pelo país.

O economista João Rogério Sanson fez a conta e mostrou que se uma família receber R$ 0,01 por dia de troco, ao final de um ano terá tido um ganho de R$ 18 no orçamento. Se uma empresa que atende 1.500 por dia deixar de dar o mesmo valor ao cliente, no mesmo ano terá faturado R$ 5.400.

- Temos essa cultura da alta inflação, com preços aumentando rapidamente, então a gente não se preocupa com pequenas moedas.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Álbum de fotos

IMAGEM DA INTERNET

IMAGEM DA INTERNET

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros