Ícone do judô nacional e um dos grandes nomes do esporte mato-grossense, o ex-atleta David Moura entregou nesta terça-feira (29.07) um de seus kimonos à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A peça, feita integralmente com algodão produzido no Brasil, foi repassada simbolicamente ao presidente da Abrapa, Marcelo Duarte, e ao diretor-executivo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Décio Tocantins, durante visita à sede da entidade em Cuiabá.
O kimono, utilizado por David em importantes competições internacionais, agora terá novo destino: será uma das atrações da Expo Osaka 2025, no Japão. A peça será exibida no Pavilhão Brasil, entre os dias 17 e 24 de agosto, durante a “Semana do Algodão”, iniciativa que integra a programação da exposição internacional.
A mostra brasileira no evento tem como tema “Poder do Natural: dos Campos de Algodão à Moda e ao Esporte” e pretende destacar a qualidade, a sustentabilidade e a versatilidade do algodão brasileiro nos mais diversos setores.
“É uma honra termos a história de David Moura representando o Brasil na Expo Osaka. O algodão mato-grossense é uma potência, assim como o nosso esporte”, afirmou Marcelo Duarte, presidente da Abrapa.
O diretor-executivo da Ampa, Décio Tocantins, também celebrou o gesto do ex-judoca. “Estamos muito felizes em receber esse presente simbólico de um campeão mundial. Assim como David levou o nome de Mato Grosso aos maiores tatames do mundo, nosso algodão também chega aos principais mercados globais”, disse.
Aposentado desde 2021, David Moura atualmente é secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. Ao longo da carreira, integrou a Seleção Brasileira de Judô, foi vice-campeão mundial em 2017, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos e no Campeonato Pan-Americano de 2015, e chegou a liderar o ranking mundial de sua categoria.
“Já representei Mato Grosso lutando em vários países. Agora tenho a honra de entregar minha ‘armadura’ para representar o algodão do nosso estado, que é gigante. É um orgulho participar disso com vocês e mostrar, de outra forma, a força de onde venho”, destacou o ex-judoca.
Expo Osaka 2025
Reconhecida como o maior evento de exposições do mundo, a Expo Osaka 2025 acontece de 13 de abril a 13 de outubro, na ilha artificial de Yumeshima, em Osaka, Japão. A expectativa é de que cerca de 28 milhões de pessoas de diferentes países visitem o evento.
A exposição promove o intercâmbio cultural, tecnológico e comercial entre nações, com foco em inovação, sustentabilidade e diplomacia internacional. O Pavilhão Brasil é coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.