Empreendedor Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011, 20:00 - A | A

Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011, 20h:00 - A | A

CASE DE SUCESSO

TDS é referência nacional em tecnologia da informação

Pioneira em Mato Grosso, empresa foi a primeira a conquistar parceria da Microsoft e hoje recebe reconhecimento internacional

Segmento ainda pouco explorado em Cuiabá, o setor de tecnologia de informação vem se desenvolvendo na Capital, mas já demonstra seu grande potencial e excelência alcançando nível internacional e a TDS Tecnologia é um exemplo dessa grandeza. Focado em uma fatia do mercado considerada nova em Mato Grosso, a TDS Tecnologia foi inaugurada em 1998, voltada especificamente para treinamentos interativos.

Sob o comando de Marco Aurélio, graduado em ciência da computação e irmão do atual diretor da empresa, a TDS Tecnologia iniciou seu trabalho que logo exigiu que a empresa firmasse parcerias multinacionais para que esta se fixasse no mercado sendo uma delas a multinacional Borland. A partir disso se definiu o segmento da empresa, que até então não era totalmente determinado. Deixaram de lado os treinamentos interativos e passaram a atuar na área de treinamentos oficiais e especializações em tecnologia da informação (TI).

Fotos: Mayke Toscano/Hipernotícias

Daniel Carvalho Côrtes, atual diretor da empresa, conta que toda essa definição estrutural e de mercado pela qual a TDS ocorreu no período em que seu irmão Marco regia os negócios. Mas isso durou até 2002 quando Daniel assumiu a diretoria por opção de seu próprio irmão que resolveu seguir outros caminhos. “Meu irmão resolveu sair do negócio e eu assumi em 2005 em parceria com Anníbal Molina também graduado em ciência da computação”.

Embora já tivesse se passado seis anos que a TDS estava com suas portas abertas, a empresa ainda não se mantinha sólida no mercado, especialmente no que se refere a parcerias. Foi a partir do gerenciamento de Daniel que os parceiros começaram a se definir e a empresa a crescer. Foram realizadas parcerias com a Microsoft na empresa de Cuiabá, além da parceira que já existia com a Borland.

Isso proporcionou um maior acesso ao mercado e novas lojas foram inauguradas em sete regiões do país (Cuiabá, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba) e a empresa expandiu muito. Isso demonstra o potencial e a necessidade que o mercado têm quando se pensa em TI. Mas como o mercado é inconstante, a TDS também passou por tribulações e momentos difíceis.

Com a perda da força da Borland, multinacional parceira da empresa, no cenário da tecnologia, Marco foi obrigado a fechar as filias para que o prejuízo não fosse maior. “Nós trabalhamos com essa multinacional e percebemos que ela começou a perder força no mercado. Notando o enfraquecimento dela nós começamos resolvemos nos antecipar e vendemos as outras filiais. Mas como nós possuíamos a parceria com a Microsoft que é muito exclusiva e difícil de conseguir, nós optamos por manter a loja de Cuiabá, somente”, explica.

PARCERIA MICROSOFT

Pioneira em Mato Grosso, a TDS Tecnologia foi à primeira parceria Microsoft no Estado e desde então atua como Microsoft Gold Certified Partner oferecendo treinamento, consultoria e suporte em toda a linha de servidores e desenvolvimento do fabricante. Para que essa parceria fosse realizada, Daniel explica que foi necessário fazer um plano de pesquisa e uma pesquisa de mercado para comprovar para Microsoft que a cidade tem capacidade para suportar um centro de treinamentos da empresa e que ele é necessário.

Além disso, é preciso ter profissionais qualificados e certificados, metas de venda, treinamento e a própria estrutura física da empresa. “Depois disso, formou-se o nosso programa de parceria. Pela Microsoft ser líder de mercado isso nos proporcionou mais alunos e mais demanda”, garante o diretor.

CURSOS

Referência nacional em tecnologia da informação, a TDS possui mais de 100 cursos tantos oficiais da Microsoft quanto àqueles desenvolvidos pela empresa. São cursos voltados para o mercado e treinamentos avançados. Daniel Côrtes ressalta que todos os cursos são procurados, mas sem dúvidas, a Microsoft é o carro chefe da empresa. “São cursos oficiais e padronizados mundialmente. Os certificados são diferenciados e vale para o Brasil todo. O material que ele recebe também orienta todo o desenvolvimento e aprendizagem do curso e prepara o estudante para o mercado”, afirma.

Os estudantes passam, ainda, por uma avaliação feita pela própria Microsoft que fornece, assim que o aluno é aprovado, um certificado internacional de profissional da Microsoft, uma carteirinha e uma senha de entrada na página da empresa onde ele têm acesso a informações privilegiadas. “Tudo isso de acordo com a certificação que ele passou”.

Embora haja inúmeros cursos não são todas as pessoas capacitadas para fazê-los, especialmente treinamentos da Microsoft. De acordo com Daniel Côrtes é necessário que o interessado possua o pré requisito para melhor desempenho no treinamento. “Em alguns cursos é preciso já ter iniciado a faculdade. Mas há algumas opções que podem servir para aqueles que não têm noções suficientes sobre tecnologia. Cursos estes que objetivam principalmente o mercado de trabalho”. Os treinamentos duram, no mínimo, 40 horas e no máximo cinco meses e até hoje já forneceu cerca de 30 mil treinamentos.

Com 15 funcionários e cinco instrutores, a TDS possui excelência em profissionais e estrutura física e o atendimento individual feito pelos instrutores proporciona extensa experiência prática com sólida formação teórica. Isso porque, além de ministrar aulas, os instrutores também fazem serviços de consultoria, o que permite desenvolver em sala de aula experiências reais de mercado.

Quanto à estrutura física, a empresa possui 12 a 16 posições para treinamentos ou locações. Os equipamentos são atualizados para desenvolvimento com alta capacidade de processamento de 2GB até 4GB de RAM e monitores LCD de 17. Além disso, há os mais recentes softwares Microsoft licenciados disponíveis, até mesmo em versões Beta. Link de banda larga com 10MB de alta velocidade e computadores de arquitetura 64 bits totalmente compatíveis com a nova plataforma de produtos Microsoft 2007/2008, inclusive o Windows Vista e Windows Server 2008 também são um dos acessos que os estudantes possuem para o desenvolvimento do curso.

HOJE

Especialista em treinamentos técnicos e soluções tecnológicas para empresas, preparando a área de TI para obter os melhores resultados, a TDS é líder absoluta em treinamento técnico no Mato Grosso e um dos maiores centros de treinamento de TI do Centro Oeste. Segundo Daniel Côrtez, a empresa só alcançou essa dimensão, pois ela direciona seu trabalho e sua equipe baseando-se na responsabilidade, honestidade, qualidade, objetividade e resultados.

Além disso, suprir todas as necessidades de tecnologia dos clientes para que os mesmos possam focar suas forças na administração do seu negócio também é um dos pontos que fizeram com que a empresa despontasse no cenário da tecnologia. Dessa forma, fornecer ao mercado os melhores níveis de conhecimento técnico e a maior capacidade de implementação em TI era o propósito da TDS Tecnologia que hoje se tornou realidade.

PREMIAÇÃO MICROSOFT

Como mais um diferencial da empresa, a TDS Tecnologia recebeu este ano a premiação Microsoft CPLS Quality Awards 2011. Trata-se de uma premiação de qualidade que a empresa almejava desde o início de sua parceria em 2003. “No Brasil temos 47 parceiros e conseguimos conquistar o prêmio só esse ano devido ao nosso trabalho e esforço de sempre oferecer o melhor”, finaliza o diretor Daniel Côrtes.

Para Daniel Carvalho Côrtes, empreender é: Inovar!

1. Dica para quem quer iniciar um empreendimento
Primeiro é preciso pesquisar. Colher informação. Entender de negócios. O próprio Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem cursos muito bons que podem auxiliar e que formam empreendedores. Porque aí a pessoa tem uma base do que é um negócio. Como empreender, como manter o negócio, verificar se é viável e fazer pesquisa de mercado. Esse curso estimula quem não nasceu com o dom para empreender e assegura que todo mundo pode virar um empreendedor e despertar o sentimento de administrar e gerenciar em si.

2. O Custo Brasil é realmente um obstáculo para o empreendedor?
Sem dúvida. Atrapalha bastante o crescimento em si. Nós deixamos de investir em algumas coisas. É muito imposto. Se não pagássemos tanto teríamos um lucro maior e poderíamos pagar comissões maiores e investir nos mais diversos setores da empresa.

3. O que é mais difícil: fidelizar um cliente ou conquistar um novo?
É mais fácil trazer um cliente a empresa, pois qualquer um consegue isso. Através de um panfleto, uma notícia, uma propaganda na televisão, tudo isso é capaz de trazer um cliente. Mais difícil mesmo é fidelizar, pois quando o cliente for fiel a empresa, ele será a nossa própria propaganda.

4. Qual o diferencial?
O atendimento, o cuidado que nós temos com os clientes e a atenção. E por isso nos conquistamos o prêmio da Microsoft que é entregue levando em consideração a qualidade e todo cuidado que temos com nosso cliente. Nós ligamos para o cliente no decorrer do treinamento para saber como anda o curso e após o treinamento para saber o que ele achou. Então, acompanhamos de perto cada cliente. Aluno por aluno.

5. Você diria que sua empresa alcançou o sucesso?
Eu diria que nós temos alcançado o sucesso, mais ainda temos muita expectativa, pois o sucesso é gradativo e queremos o máximo!

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros