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Empreendedor Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2013, 16:19 - A | A

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Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2013, 16h:19 - A | A

Ostrich produz fragrância exclusiva para cada estilo

A empresa trabalha com o marketing olfativo, que é criar aromas específicos para o cliente. Assim, uma loja, um comércio ou escritório pode ter aquele cheiro exclusivo

ELIANA BESS







Definir um segmento, o nicho de atuação e conhecer a concorrência. Esta foi a grande sacada da empresária Tânia Kramm da Costa para despontar no mundo dos negócios. Para isso, a empreendedora aproveitou as oportunidades enquanto estudava.

Como resultado nasceu a Ostrich Cold Cream, uma empresa mato-grossense que já ampliou espaço para expor mais de 100 tipos de produtos entre cosméticos e aromatizantes, com fábrica própria e que atende clientes de todo o país. O fato rendeu ainda vários prêmios pelo estilo inovador.


Os projetos não param. Recentemente, Tânia fez o lançamento oficial da primeira loja, apesar de dispor de 58 pontos de vendas espalhados por Cuiabá e Várzea Grande.


Entre as fragrâncias, sempre existe uma parecida com o consumidor. A Ostrich tem outro diferencial na empresa: trabalha com o marketing olfativo, que é criar aromas específicos para o cliente. Assim, uma loja, um comércio ou escritório pode ter aquele cheiro exclusivo. Depois, a critério do cliente, ele poderá ser reproduzido em frascos para os consumidores cativos.


“Na Europa é comum o trabalho com logomarca olfativa, não apenas a logomarca de loja. A ideia veio de lá. Assim como o nome Ostrich que é de origem alemã”, revela a empresária.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Empresária Tânia Kramm trabalha com marketing de fragrância da marca e e empresa já tem primeira loja


“O segmento da personalização cresceu bastante no mercado e hoje responde por 30% das nossas vendas, a maior parte relativa a aromatizante de ambientes. Outra novidade que agradou o público é que fazemos em pequenas quantidades, a partir de 20 unidades, por exemplo. Além do custo menor, o cliente tem a oportunidade de testar a fragrância e a aceitação para prosseguir a expansão”, orienta Tânia Kramm.


Essa produção em pequena escala foi outro nicho descoberto pela empresária. Com isso, além de lojas, têm atendido eventos corporativos, casamento, aniversário e nascimento, casos em que as pessoas desejam uma lembrança específica.


Com esse jeitinho peculiar, os produtos tem invadido território. Em Estados como Rio de Janeiro e Rondônia os pedidos predominantes são de cosméticos. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e cidades de Mato Grosso (Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde), a comercialização é maior no segmento de aromatizantes e seus derivados.


Tânia ainda mostra alguns passos para empreendimentos de sucesso como o dela.

“Para começar, é preciso saber onde se encaixar no mercado e o público que se quer atingir. Não posso concorrer com grandes empresas, mas também não somos artesanais na área. Descobrimos o nicho para pequenas e médias empresas e definimos as metas”, explica.




EMPRESA DE MATO GROSSO


O início do negócio foi quando a empresária decidiu ir estudar na Áustria, depois de enfrentar várias greves enquanto fazia o curso de Comunicação Social na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), há alguns anos atrás.

Lá descobriu em que e como queria trabalhar, ou seja, o nicho de mercado. Mas foi em Cuiabá que os negócios da família ganharam vida.

A fábrica de cosméticos e aromatizantes, com amplo laboratório com estrutura certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está instalada no Km 15, próximo ao município de Nossa Senhora do Livramento. Gera em torno de 40 empregos diretos e indiretos.

Marcos Lopes/HiperNotícias

Negócio envolve série de atividades, entre eles testes laboratoriais, certificação e controle de qualidade permanente


O negócio passou por testes em laboratórios da Alemanha e Brasil (Universidade de São Paulo - USP), processos essenciais para avançar a distribuição no mercado.

O carro-chefe do empreendimento são os aromatizantes. Mais de 60 fragrâncias já foram produzidas e novas descobertas ainda despontarão com os estudos que estão sendo viabilizados.


Para a produção de aromatizantes são usadas matérias primas da região, como o cumaru que é de Poconé.


Em paralelo o setor de cosméticos ganha espaço, são 40 variedades. Entre elas, hidratantes, shampoo, condicionador, sabonetes, protetor labial, esfoliante e outros. O destaque para o segmento é o bálsamo, pela utilidade contra artrite e artrose.


Para 2014, está previsto o lançamento do repelente hidratante de andiroba.


“Aumentou muito a procura por cosméticos naturais. Por vários motivos, principalmente as pessoas que tem problemas de alergia buscam produtos orgânicos, naturais”, diz.




MATÉRIA-PRIMA

Na fábrica Ostrich, o avestruz é matéria básica dos cosméticos, tanto que ao lado da indústria tem a criação de avestruz. O óleo da ave, que seria descartado, é aproveitado em cosméticos, como os hidratantes. Diferente dos aromatizantes, que têm como base de matéria-prima as plantas e frutos.

“Agregamos valor a esse rico produto. Depois do processo de purificação em laboratório, o óleo é aproveitado e tem sido um importante ingrediente em nossos itens. Além da sua eficácia, possui ômega 3, 6 e 9, também vitaminas D e E. O óleo de avestruz é eficiente como anti-inflamatório e cicatrizante. A eficácia do óleo foi testada em laboratórios, inclusive internacionais”, explica a empresária Tânia.


Segundo ela, na Europa, no período pós-guerra, óleos de animais eram muito usados entre os feridos. O pai de Tânia usava esses produtos na época. 


“Aproveitamos tudo do animal e de forma sustentável”, afirma Tânia Kramm.
A carne do avestruz é vendida para restaurantes. O couro, para a confecção de bolsas e sapatos. As plumas são usadas em espanadores e decoração.



RECONHECIMENTO


A empresa que leva a Marca Ostrich recebeu vários prêmios: 1º lugar MPE Sebrae de Gestão, 1º lugar Sebrae Estadual no setor de Indústria e Inovação, 2º lugar Sebrae Nacional em Inovação 2012. Em 2011 Projeto Senai Inovação (linha de cosméticos, esfoliante). E ainda, TOP OF Mind em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013. Ou seja, foi premiada todos os anos desde que se lançou no mercado.


E 3º lugar categoria regional prêmio Finep de Inovação, em 2012.


Em cada participação a empresa recebe um relatório, já que o processo envolve análise de toda a estrutura da atividade. “Isso ajuda na melhoria do investimento, pontua onde precisa avançar, receber mais atenção”, diz.


A mídia espontânea tem sido uma importante fonte divulgadora da produção da Ostrich, que preza pela qualidade. O programa Pequenas Empresas Grandes Negócios exibiu há algum tempo o potencial da Ostrich. A matéria foi veiculada, também, em revista e no Globo Rural.


Será que a empresária Tânia Kramm tem dúvidas sobre sua escolha profissional? “No geral tudo valeu a pena, agora é continuar melhorando, inovando sempre na tentativa de expandir com novidades”, finaliza.

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