Quarta-Feira, 18 de Março de 2020, 15h:40

Tamanho do texto A - A+

ONGS incríveis e inspiradoras que ajudam crianças em Cuiabá

Por: REDAÇÃO

É necessário que as pessoas olhem para o lado e comecem a enxergar que outras precisam de sua ajuda. E que não adianta cruzar os braços e aguardar que alguém faça o serviço sozinho. Para que o mundo caminhe, é determinante que todos ou pelo menos grande parte de nós nos engajemos em ações que visem ajudar o próximo, sem esperar que somente o Governo faça sua parte. E é basicamente neste ponto que entram as ONGs. 

As ONGs (Organizações não Governamentais) são entidades criadas pela sociedade civil, não possuem fins lucrativos e promovem causas que podem ser de diversas naturezas: direitos humanos, preservação do meio ambiente, promoção da educação, saúde, esportes, desenvolvimento sustentável e outras. E muitas Associações ou Fundações resolvem se dedicar à infância. 

Reprodução

Artigos Ongs

Você deve se perguntar como essas organizações fazem para sobreviver. É muito comum ONGs que trabalham com as crianças receberem ajuda de grandes empresas, como é o caso da English Live, que em 2019 se reuniu na ONG sul-africana Imibala Trust, para declarar apoio e também aprender um pouco mais com o projeto. E em Cuiabá, temos projetos tão incríveis e inspiradores quanto este, e que buscam auxiliar as crianças a terem um desenvolvimento digno. E, como dissemos logo acima, todos nós podemos participar ativamente e fazer parte da mudança. Vamos conhecer alguns desses projetos fantásticos:

Associação de Amigos da Criança com Câncer - AACC

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso foi criada em 1999 e tem um trabalho muito bonito. Ela busca oferecer qualidade de vida para as crianças que estão em tratamento do câncer. Para isso, auxiliam tanto elas quanto seus pais, atuando em conjunto com órgãos de saúde e proteção aos direitos das crianças e adolescentes.

E esse trabalho é feito através de atendimentos, disponibilização de leitos, alimentação diária, auxílio no transporte para hospitais, ajuda com exames e medicamentos e outros serviços tão necessários num momento como este. A AACC recebe doações e trabalhos voluntários.

Maiores informações: 

Endereço: Rua do Caju nº 329, Alvorada

Telefone: (65) 3025-0800

Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção - AMPARA

Todas as crianças têm direito a uma família e a Ampara sabe disto. E, para que todas tenham esse direito resguardado, a associação promove ações que visam orientar famílias que desejam adotar e crianças que serão adotadas. Fundada em 2009, a associação oferece um curso destinado aos pais e realiza encontros mensais. Nestes são trazidos sempre temas pertinentes à adoção como primeiros cuidados, adaptação, desafios diários e construção do afeto.

E mesmo quem não está interessado em adotar uma criança, mas se interessa pelo assunto será sempre bem-vindo às palestras com especialistas na área. E há várias maneiras de ajudar: A AMPARA aceita doações e parcerias.

Maiores informações: 

Endereço: Av. Dante Martins de Oliveira, s/n Complexo Pomeri

Telefone: (65) 3645-8223 (65) 99922-0778

Divulgação

Artigo Ongs

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais surgiu em 1954 e desde então vem promovendo o respeito à diversidade através de apoio à pessoa com deficiência. Através de um trabalho reconhecido em âmbito nacional, busca uma melhoria na qualidade de vida tanto das crianças quanto de seus parentes. 

Como é feito isso? Através de atividades que visam integração como Corais, aulas de dança e fanfarra, pinturas em tela e produção de brinquedos educativos, além de assistência social e acompanhamento com diversas especialidades em saúde. E para ajudar e fazer parte deste time é muito fácil. Basta se inscrever em um dos programas de voluntariado ou fazer uma doação.

Maiores informações:

Endereço: Rua Major Gama, nº 600, Centro Sul

Telefone: (65) 3322-8853

Comitê Pró Infância

Fundado em 2005, o Comitê Pró Infância traz atividades que visam promover assistência social, educacional e cultural. Os valores arrecadados de maneira voluntária são aplicados em projetos realizados em instituições destinadas a atender crianças e adolescentes em Cuiabá.

As doações podem ser feitas diretamente nas contas disponibilizadas no site ou captadas através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá. Lembrando que o valor doado pode ser abatido do Imposto de Renda.

Maiores Informações

Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 3355 - Centro Político Administrativo

Telefone: (65) 3644-6835 / 3644-6200

Instituto Desportivo da Criança

O Instituto Desportivo da Criança atua levando ações socioesportivas para crianças das cidades de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Distrito Nossa Senhora da Guia e Cuiabá. Fundada em 2002, realiza o atendimento de mais de 1000 crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos através de vários projetos.

Com isso, as crianças têm a possibilidade de, no contraturno de suas aulas, participarem de jogos e desenvolverem suas capacidades físicas, psicológicas, intelectuais e sociais. Com os valores doados, é possível à equipe adquirir equipamentos, contratar equipe técnica e comprar uniformes para as crianças.

Maiores Informações: 

Endereço: Rua Pres. Afonso Pena, nº 822 - Santa Helena

Telefone: (65) 3052-5535

Para realizar trabalhos voluntários é necessário, antes de mais nada, boa intenção e coragem de colocar a mão na massa. E toda ajuda é bem-vinda. Você pode se inscrever para realizar um trabalho voluntário doando seu tempo, suprimentos, trabalho ou talento. 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto