Trump elogiou o comportamento chinês em negociações comerciais nos últimos meses, afirmando que as autoridades foram "muito respeitosas". "E a China não está mais tomando vantagem dos Estados Unidos porque estão pagando as tarifas elevadas", disse o republicano.
O presidente dos EUA repetiu que se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul nos próximos dias, no fim de outubro, para discutir as relações comerciais.
Trump reiterou que não quer prejudicar Pequim e que pretende ser "bom" com a China para que eles prosperem, expressando confiança de que os chineses aceitarão negociar a questão dos minérios de terras raras. "Mas veremos o que acontecerá. Eles nos ameaçaram com terras raras e rebatemos com tarifas, mas podemos ameaçá-los com muitas outras coisas, como venda de aviões", observou.
O presidente dos EUA também ressaltou que possui "boas relações" com os chineses e negou que Pequim esteja "ameaçando muito" os americanos no momento. "Eu amo minha relação com Xi Jinping", afirmou. "Fui convidado para ir à China e estou planejando visitar Pequim no início de 2026."
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.