Dois terços dos entrevistados disseram que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 500, e 19% devem gastar até R$ 100 - porcentual que sobe para 34% entre as classes D e E. A intenção de presentear também está presente em todas as faixas sociais: 87% dos brasileiros das classes D e E pretendem comprar algo, assim como 81% da classe C e 80% das classes A e B.
"O Dia das Mães é uma das datas mais potentes do calendário do varejo, justamente porque mobiliza o consumo em todas as classes sociais", afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Os itens mais procurados são cosméticos e roupas/acessórios, citados por 47% dos participantes da pesquisa. Chocolates aparecem na sequência com 39% de preferência, seguidos por calçados (29%), flores (28%) e cestas de café da manhã (23%). Eletrônicos (16%), serviços de relaxamento (13%) e livros (7%) também foram mencionados, embora com menor frequência.
As mães seguem como as principais homenageadas, mas companheiras, sogras, irmãs e outras mulheres também serão lembradas. A pesquisa mostra ainda que a expectativa está alta entre quem vai receber: 9 em cada 10 mães esperam ser presenteadas na data comemorada no segundo domingo de maio.
Para o setor varejista, a diversidade de opções e faixas de preço nas categorias de vestuário e beleza é uma vantagem. "São categorias com fácil adequação a diferentes perfis de presente e grande diversidade de escolhas. A data aquece as vendas, acelera giro e impulsiona o faturamento", destaca Meirelles.
(Com Agência Estado)
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