Contudo, entre janeiro e maio de 2025, as vendas de veículos se mantiveram estáveis na comparação anual. Foram 2.847 mil unidades financiadas nos cinco primeiros meses do ano, entre novas e usadas - incluindo motos, autos leves e pesados.
A estabilidade no acumulado do ano reflete o cenário macroeconômico mais desafiador, segundo o superintendente de relacionamento com clientes e relações institucionais da B3, Thiago Gaspar. "Ainda assim, há sinais de retomada no ritmo de mercado, evidenciados pelo melhor desempenho na média por dia útil na comparação de maio de 2025 em relação a abril de 2025 e maio de 2024", afirma o executivo.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
Segmentos
Em maio, o segmento de autos leves registrou crescimento de 1,4% na comparação anual e de 4,7% em abril deste ano.
Já o financiamento de motos cresceu 2,3% em relação ao mês anterior e 4,7% ante um ano.
Por outro lado, o número de financiamentos de veículos pesados no mês passado foi 2,1% menor do que em maio de 2024 e 2,1% sobre o mês imediatamente anterior.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.