O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) participa, desde terça-feira (4/11), da Expoind MT 2025, feira de negócios da indústria que segue até quinta-feira (6/11), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento reúne mais de 100 expositores, entre compradores, fornecedores, startups, câmaras de comércio e lideranças do setor, consolidando-se como um dos principais espaços de diálogo e geração de oportunidades para o segmento industrial no Estado.
Realizada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), a Expoind traz, ao longo dos três dias de programação, painéis temáticos, palestras magnas e rodadas de negócios que abordam temas estratégicos para o desenvolvimento da indústria mato-grossense, como transição energética, sustentabilidade, Indústria 4.0, saúde e segurança do trabalho e comércio internacional.
Integração entre indústrias e fortalecimento da cadeia produtiva
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destaca que a participação na feira tem como foco aproximar empresas de diferentes partes e promover conexões capazes de fortalecer toda a cadeia industrial.
Segundo ele, a atuação do Sebrae Mato Grosso no estande da Expoind está organizada em três frentes complementares. A primeira é a oferta de consultorias, cursos e capacitações por meio do programa Empreenda Mais Ind, que apoia micro e pequenas indústrias no aprimoramento de gestão, da inovação e da eficiência. “Essas ações preparam os pequenos players para atuar ao lado de médias e grandes empresas, seja como fornecedores, seja como parceiros em processos de inovação”, afirma Schelini.
A segunda frente envolve a criação de um ambiente de articulação. O estande funciona como ponto de encontro para empresas de diferentes portes, permitindo que grandes indústrias identifiquem potenciais fornecedores locais, startups, cadeias de valor e pequenas indústrias com capacidade de nicho ou escala. “Nosso objetivo é promover relações de complementaridade e competitividade, não apenas a lógica da pequena oferecendo para a grande, mas uma integração mais equilibrada e inovadora”, explica.
O terceiro eixo de atuação aborda temas estruturantes para o setor industrial, como internacionalização, inovação, sustentabilidade e digitalização. Essas áreas, segundo Schelini, são fundamentais para que pequenas e médias fornecedoras se conectem aos mercados mais exigentes. “As missões técnicas nacionais e internacionais, a integração com sindicatos e os projetos de inovação fazem parte dessa estratégia de preparar as empresas para novos patamares de competitividade”, completa.
Oportunidades para quem visitar o estande
A expectativa é que cada visitante saia com um encaminhamento claro para avançar em sua jornada empresarial
Durante a feira, gestores do Sebrae/MT das áreas de inovação, mercado, alimentos e bebidas, madeira, territorial e SebraeTec estarão no estande para orientar empresas e gerar oportunidades práticas de negócio. A expectativa é que cada visitante saia com um encaminhamento claro para avançar em sua jornada empresarial.
Entre as principais oportunidades destacadas pelo diretor Técnico estão: mapeamento de fornecedores e novas parcerias, soluções de gestão, inovação e produtividade, internacionalização e acesso a novos mercados, financiamento, crédito e fortalecimento setorial e transformação digital e sustentabilidade.
Para Schelini, a presença do Sebrae na Expoind cumpre um papel estratégico. “Estamos aqui para atuar como um hub de articulação. Queremos aproximar empresas, facilitar conexões e ajudar cada indústria — pequena, média ou grande — a encontrar caminhos para crescer e competir de forma mais estruturada”.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





