Economia Sábado, 03 de Dezembro de 2011, 08:42 - A | A

Sábado, 03 de Dezembro de 2011, 08h:42 - A | A

MOVIMENTO FRACO

Consumidor adia compra, e lojas têm movimento fraco no primeiro dia de desconto

Cliente desconhece queda no imposto, mas comércio projeta melhora no fim de semana

PORTAL R7

Divulgação

Mesmo com as novas medidas do governo para estimular o consumo nesta época de festas, a expectativa é de que as redes varejistas vendam menos

As redes varejistas já repassaram o desconto para os eletrodomésticos após o anúncio da redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), feito pelo governo nesta quinta-feira (1º), a fim de estimular o consumidor a pôr a mão no bolso neste fim de ano, mas o comércio ainda teve movimento fraco no primeiro dia da medida.

A chamada linha branca, que envolve itens como geladeira, freezer, fogão, lava-louças, máquina de lavar roupa e tanquinho, teve as alíquotas do imposto reduzidas, e deve ter como resultado uma diminuição de até 20% no preço pago pelo consumidor. A mudança vale até para os produtos que já estão nos estoques das lojas.

Apesar da falta de cartazes publicitários anunciando as quedas nos preços, o gerente de uma das lojas garantiu que a partir de hoje todos os valores dos produtos já estavam alterados com o desconto do IPI.

- Todos os preços que estão aqui na loja hoje já estão com o desconto. A gente prevê que o movimento aumente mais tarde e também no fim de semana.

Mesmo com as novas medidas do governo para estimular o consumo nesta época de festas, a expectativa é de que as redes varejistas vendam menos no fim de 2011. Isso porque a maior parte dos consumidores está com menos dinheiro sobrando, e vai usar o 13º para pagar contas, já que a inadimplência está 13% maior neste fim de ano.

A expectativa é de que o consumo só aumente no começo de 2012, com as liquidações de início de ano. Os preços dos eletrodomésticos costumam ficar ainda menores nos primeiros meses do ano, quando a demanda diminui e sobram produtos no estoque.

As expectativas para o e-commerce parecem mais otimistas. Por enquanto, os descontos mais atraentes ficaram por conta das lojas virtuais, que aderiram rapidamente à redução do IPI e oferecem produtos da linha branca com até 20% de desconto.

Os sites do Submarino, Walmart, Carrefour e Casas Bahia já tinham preços mais em conta para a dona de casa que quer trocar o fogão neste fim de ano. As reduções dos valores dos produtos na internet superaram as previsões da Fecomercio (Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Uma lavadora de roupas já pode ser encontrada com desconto de até 21% nas lojas online.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros