Imagem da Internet O executivo-chefe da montadora alemã BMW, Norbert Reithofer, disse que a companhia está perto de uma decisão final sobre a localização da nova fábrica que pretende construir no Brasil.
Foi apurrado que Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia se "candidataram" a receber a montadora
Anteriormente, havia sido anunciado que uma decisão seria divulgada ainda este ano.
Falando sobre as operações globais da montadora, Reithofer disse que o ímpeto de crescimento observado este ano deve continuar em 2012.
''Nós ainda estamos otimistas sobre o segmento de carros de luxo nos EUA, e também esperamos um crescimento na China nos seis primeiros meses de 2012''. Ele também afirmou que o mercado europeu provavelmente crescerá levemente no ano que vem, uma análise mais otimista do que a expressada por outras montadoras.
Mas Reithofer reconheceu que essa previsão é baseada na suposição de que a crise econômica não piore ainda mais, informou a Dow Jones.
Localização
Foi apurrado que Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia se "candidataram" a receber a montadora. Outro Estado que corre por fora é o Amazonas, já que a Zona Franca de Manaus abriga a fábrica de motos que a BMW mantém em conjunto com a Dafra.
A fábrica da BMW deverá operar no esquema SKD (semi knocked-down), em que os automóveis chegam ao país parcialmente montados. A linha fica responsável, portanto, pelo processo final de fabricação.
Para a BMW, a vantagem de terminar a construção dos carros no Brasil é a possibilidade de exportá-los sem imposto para países membros do Mercosul e para o México, que tem acordo de isenção.
Quanto aos modelos a serem montados na nova linha, nenhuma palavra da BMW. O mais provável, no entanto, é que sejam carros "de entrada", como o SUV X1.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.