Começa nesta terça-feira (22) e vai até o dia 27 a programação da Semana Sesc de Leitura e Literatura. Uma oportunidade para crianças, jovens e adultos participarem gratuitamente de oficinas, palestras, conversa com escritores, exibição de filmes com temas literários, apresentações de espetáculos, narração de histórias e de leituras e intervenções poéticas de textos literários. O evento é alusivo ao nascimento de Monteiro Lobato, comemorado no mês de abril e também da Literatura Infantil.
A programação traz à capital mato-grossense escritores brasileiros renomados como Ricardo Azevedo, Fernando Bonassi, Tino Freitas e Marília Pirillo. Escritores locais, como Ivens Scaff e Marta Cocco também estarão presentes.
Às 19h30, na abertura do evento, o escritor e pesquisador Ricardo Azevedo ministra a palestra “Literatura, Escola e Sistema Cultural Dominante”. Com livros premiados e publicados no exterior, Azevedo abordará questões ligadas à forma como a literatura é apresentada na escola e vista nos dias atuais.
|
Na quarta-feira (23), às 14h, palestra com o tema “A Mediação da leitura como instrumento de formação do leitor na comunidade – a experiência no projeto Roedores de Livros”, com o jornalista e músico Tino Freitas.
Roedores de Livros é um projeto que promove ações de incentivo à leitura junto às crianças no entorno de Brasília. Freitas discutirá sobre mediação de leitura e da experiência necessária para ajudar a formar leitores. Entre suas obras estão “Cadê o Juízo do Menino?", "Controle Remoto" e "Quem quer Brincar Comigo?".
No período noturno, às 19h30, Fernando Bonassi, escritor e roteirista de cinema conversará sobre sua criação literária no cinema (Carandiru, Cazuza – O Tempo não Pára e Lula – O Filho do Brasil) e na TV (Mundo da Lua e Castelo Rá Tim Bum para a TV Cultura de SP e Força Tarefa para a Rede Globo).
Bonassi debaterá a entrada da periferia na paisagem da cultura e como a indústria cultural está reagindo ao fato.
Nos dias 26 e 27 o contador de histórias Antonio Rocha, radicado nos Estados Unidos, ministra o curso "Expressão Corporal, Mímica e Voz se unem para Criar um Milhão de Personagens", onde serão abordadas as transições no decorrer da narrativa.
A programação prevê ainda, minimaratona de histórias, curso de contação de histórias e intervenção poética. Além de teatro e oficinas para estudantes e adultos.
Informações e agendamento pelos telefones 3616-6903 / 3616-6922 / 9278-0629 / 9309-5861.
OFICINAS
Também haverá na programação da Semana de Leitura e Literatura, uma série de oficinas para professores, bibliotecários, escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais do livro e da leitura.
Entre elas, “Quando o livro conta a história – a transformação do livro: de mero suporte de palavras e imagens, para importante instrumento para o contar a história”, com Tino Freitas.
E Marília Pirillo ministrará “Lendo livros por inteiro: texto, projeto gráfico e ilustrações”. Ela é autora de livros como o “Passarim de Barros”, que homenageia o poeta Manoel de Barros, onde é feita uma pequena introdução ao “universo manoelês”, suas características, neologismos e temáticas para incentivar a leitura e o trabalho com a poesia em sala de aula.
ESTUDANTES
O público escolar será beneficiado com espetáculos teatrais e oficinas literárias.
No dia 22, às 15h, “Histórias de Príncipes e Princesas”, com Lili Flor e Paulo Pixu (SP).
23.04 – às 9h e 15h – “Conversa de Botas e Batidas”, com Cia Vostraz de Teatro (MT).
24.04 – 9h – Esses Viajantes e Suas Historietas, com Cia Arte Negus (SP).
E às 15h, “A História da Cidade de Melão e Outros Contos Sufis”, com Cia do Solo (RJ).
25.04 – “Animalesco”, com Antônio Rocha (EUA).
As oficinas literárias acontecem de manhã e a tarde entre os dias 23 e 25. Revezando nos horários estão os autores Martha Paiva, do Rio de Janeiro, com “Pequenos Grandes Livros”; Gabriel Sant’Anna (RJ), com “Construindo Personagens”; Lili Flor e Paulo Pixu (SP), com “Brinquedos de Palavras”, Marília Pirillo (RJ), com a oficina sobre a livre expressão em desenho.
Os alunos do ensino fundamental e médio também poderão participar de uma conversa informa com os escritores, no salão social.
PARA ADULTOS
Oficinas literárias para adultos acontecem das 18h às 22h, entre os dias 23 e 25, sendo: Quando o livro conta a história – A transformação do livro: de mero suporte de palavras e imagens, para importante instrumento para o contar a história, com Tino Freitas e Lendo Livros por inteiro: texto, projeto gráfico e ilustrações, com Marília Pirillo.
(Com assessoria)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.