O jornalista e professor de Jornalismo na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Lawrenberg Advíncula, defende a tese de doutorado, intitulada: "Welcome to the cavalhada arena (bem-vindo a arena da cavalhada); uma experiência de festa entre festeiros, cidadãos e ativistas comunicativos no Pantanal de MT", nesta sexta-feira (15), pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ).
Natural de Poconé (104 km de Cuiabá), Lawrenberg sempre teve o interesse por festas populares e realizou a pesquisa entre os anos de 2020 e 2022, na cidade pantaneira. "A pesquisa é um tributo ao povo pantaneiro e seu lado mais irreverente, espontâneo, destacando que as festas populares precisam ser levadas mais a sério. Pois, afinal, mais do que afirmação das tradições culturais históricas, é também forma de desenvolvimento local, transformação social e alcance de outros horizontes políticos", disse.
"A expectativa é que possamos valorizar mais as festas populares o trabalho dos festeiros na Baixada Cuiabana e interior do Brasil, sensibilizando autoridades e opinião pública diante da constatação que o espaço festivo se tornou um lugar de sobrevivência para muitas famílias e de atração de investimentos para muitas cidades brasileiras", completou.
A defesa ocorre de forma hibrída, às 8h30, no horário de Cuiabá. Para mais informações e acesso ao link da chamada, o contato é (65) 9 9987-5812.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.