Nesta quarta-feira, dia 15, às 19 horas, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) realiza Ensaio Aberto do concerto oficial, com o solista Derico Sciotti e o maestro Léo Cunha na regência , para os estudantes da instituição, calouros e veteranos, no Teatro da UFMT, em Cuiabá.
A entrada é franca, basta apresentar um documento que comprove a matrícula. A atividade integra a recepção UFMT aos novos estudantes.
Com direção musical assinada pelo maestro titular da Sinfônica da UFMT, Fabricio Carvalho, o espetáculo destaca a habilidade do instrumentista Derico Sciotti, cuja carreira tem repercussão nacional e internacional, reconhecido pela crítica como um dos mais talentosos artistas brasileiros. Na regência, a Orquestra vivencia a sensibilidade de Léo Cunha, indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2008, além da experiência em reger a Orquestra Sinfônica Collegium Musicum de Potsdam, na Alemanha, num concerto de músicas brasileiras em junho de 2011.
Nos dias 16 e 17 de junho, acontece mais uma etapa da Temporada 2016, quando os convidados sobem ao palco com a Orquestra, em espetáculo para o público. Vale destacar que os ingressos para estes dias, quinta e sexta-feira, estão à venda na bilheteria do teatro, na Casa de Festas e ingressosmt. Uma realização da UFMT, por meio da PROCEV – Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, e apoio do Varadero e do Hotel Gran Odara.
Para o maestro Fabricio, a plateia mato-grossense vai se deparar com dois artistas importantes da música brasileira, que juntos com a Orquestra da UFMT, vão trazer para o palco um repertório permeado por canções populares, com ênfase para a musicalidade instrumental. Versando pela música erudita e pop, Derico insere no espetáculo suas observações com pitadas de muito bom humor, que lhe é característico. “É um espetáculo que além de musical vai provocar boas gargalhadas”, comentou Derico, que executará três tipos de saxofone, além de outras surpresas.
No repertório, Apanhei-te Cavaquinho, de Ernesto Nazareth; Potpourri Tom Jobim, com canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; De Gonzaga a Sivuca, com músicas de Luiz Gonzaga e Sivuca; Homenagem a Dominguinhos, recheada de composições de Dominguinhos e Luiz Gonzaga, Não quero dinheiro, de Tim Maia.
O play list conta também com hits de música instrumental como Jazzin’ Orchestra – Medley; The Long and Winding Road - The Beatles; Eleanor Rigby - The Beatles; Indiana Jones Theme - John Williams e Gonna Fly Now - Bill Conti.
No palco do Teatro da UFMT, a OSUFMT estará sob a regência do maestro convidado Léo Cunha, mestre em Música e bacharel em Violino pela Escola de Música da UFMG. Seu currículo aponta para a interação entre música erudita e popular, envolvendo um trabalho que abrange desde arranjo e composição para teatro, espetáculos, encontros e festivais à regência de orquestras e coros e produção musical de diversos artistas.
Em 2007, iniciou a parceria com o Derico. Atualmente é o maestro titular da Orquestra de Câmara OPUS, da Orquestra Sinfônica de Nova Lima, do Coral da AABB/BH e do Coral Luís de Camões.
Serviço
O Quê: Ensaio Aberto do Concerto da OSUFMT com o solista Derico Sciotti, sob a regência de Léo Cunha
Quando: dia 15 de junho
Horário: 19 horas
Local: Teatro da UFMT - Cuiabá
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.