Jogo de caça-palavras desenvolvido em Mato Grosso com o intuito de promover o linguajar cuiabano será lançado na manhã desta quinta-feira (27), no Centro Cultural Casa Cuiabana, em Cuiabá. Denominado de ‘Projeto Digoreste’, o jogo foi todo desenvolvido em 2D e promete trazer visibilidade a um dos principais patrimônios imateriais mato-grossense, de uma forma criativa, divertida e inovadora.
Para Lu Oliari, idealizador do projeto, a utilização de jogos eletrônicos como ferramenta para a preservação, valorização e difusão da cultura tem sido uma ótima estratégia em vários países, isso porque grande parte da população mundial tem o hábito de jogar jogos eletrônicos.
“O objetivo principal do game é incentivar a leitura, dentro do contexto de uma ação inovadora/moderna de letramento, e promover o Linguajar Cuiabano, patrimônio imaterial de Mato Grosso, tendo como público-alvo principal crianças e adolescentes. O layout, a mecânica e todos os aspectos do game foram desenvolvidos de modo a ser o mais leve e acessível possível, para que o objetivo principal dele seja atingido”, conta Oliari.
Nas redes sociais do projeto, o linguajar local é citado como ‘uma das maiores riquezas culturais do Estado’.
“Prepare-se para mergulhar em uma aventura única, repleta de expressões típicas e tradições da nossa região! Embarque nessa jornada especial e se divirta enquanto preserva e valoriza nossa identidade linguística”, convoca os idealizadores do game.
VEJA:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.