Aliana Camrgo/Hipernoticias |
![]() |
Recentemente comerciantes da Avenida Tenente-Coronel Duarte fizeram protesto contra implantação do sistema BRT |
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), ainda não sabe quando será escolhido o modal de transportes para Cuiabá e Várzea Grande. Silval argumentou que está esperando definição do governo federal, mas garantiu que sua defesa é pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
“A vontade do governador e da nossa equipe é construir um sistema de transporte de massa para Capital e Varzea Grande, onde comporta sistema de transporte a longo prazo, é isso que estou buscando” apontou.
Silval não falou em data para anunciar o modal, disse apenas que o entrave deve-se pelo fato do governo federal não mudar a matriz de responsabilidade do Estado. “Estou buscando superar com a equipe do governo federal”, frisou.
O chefe do Executivo disse ainda que mudanças podem acontecer na matriz de responsabilidade ou mesmo de conseguir financiamento nos mesmos moldes que está sendo financiado.
Silval disse ainda que se definição fosse pelo BRT, as obras já teriam começado. “Se for para optar pelo BRT, já estaríamos em execução das obras. Eu acho que não temos como suportar os valores para desapropriação, que não tem financiamento, tem que ser com recursos próprios. E o VLT é um sistema moderno e eficaz e eficiente e que comporta para muitos anos para o futuro. E o BRT já nasce praticamente estagnado”, defendeu.
O governador diz ainda que tem ido a Brasília tentar acordo, mas até agora só o Secretaria do Tesouro Nacional (STN) deu aval para financiamento da obra.
“Fui no Ministério do Transporte, planejamento, STN, Caixa Econômica Federal, Ministério das cidades e também na Casa Civil. Estou aguardando avaliação, mesmo com a decisão de fazer sem estar na matriz de responsabilidade, eu não tenho o aval ainda. Temos (aval) da STN para contrair o empréstimo, mas preciso do Planejamento, da Secretaria de Fazenda e do 'ok' da presidente Dilma”, concluiu Silval.
DEFESA
Os prefeitos Chico Galindo (Cuiabá) e Tião da Zaeli (Várzea Grande), resolveram apoiar o VLT. Galindo falou na manhã de segunda-feira (15), que ficou informado acerca do modal e que considera ser o mais eficiente meio de transporte para Cuiabá e Várzea Grande.
Tião da Zaeli também defende o modal. “Não tenho dúvidas de que o VLT é o melhor. Acredito que é este modelo que será implantado”, disse.