Um vídeo de pescadores sendo atacados por búfalos selvagens na região da Fazenda Pau de Óleo, em Rondônia, se tornou viral nas redes sociais e expôs, mais uma vez, um grave problema ambiental. As imagens mostram a embarcação em águas rasas, quando o animal se aproxima de forma agressiva, causando pânico entre os ocupantes do barco. (Veja vídeo ao final).
Apesar da cena parecer um evento isolado, o ataque é reflexo de uma crise ecológica de grandes proporções em Rondônia. Cerca de 5 mil búfalos selvagens, descendentes de um rebanho abandonado, vivem sem qualquer tipo de monitoramento ou controle, devastando reservas ambientais na região do Vale do Guaporé.
Os búfalos são nativos da Ásia e foram introduzidos na Fazenda Pau de Óleo por um projeto comercial nos anos 1950. No entanto, o projeto foi abandonado e, sem predadores, os animais se reproduziram de forma descontrolada. A convivência sem contato humano os transformou em uma espécie "asselvajada" e feroz.
Atualmente, o vasto rebanho é considerado uma espécie exótica e invasora que causa desequilíbrio no ecossistema local. Segundo analistas ambientais, os búfalos são responsáveis pela extinção de espécies nativas, compactação e erosão do solo e mudanças no fluxo de rios e lagos.
Apesar de uma lei de 2016 ter autorizado o abate dos animais, a legislação nunca foi colocada em prática, deixando a população de búfalos crescer e o problema se agravar. O ataque filmado pelos pescadores serve como um novo e perigoso alerta sobre a presença descontrolada desses animais na região.
ASSISTA:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.