Uma área de reabilitação e soltura de animais silvestres localizada na Fazenda Água Viva, em Cocalinho (798 km de Cuiabá), recebeu 32 aves durante o mês de setembro. Entre elas, estão 25 papagaios-verdadeiros e do mangue e 7 araras-canindés, que ficarão sob cuidados veterinários até que estejam aptos para uma soltura branda.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), dez dos papagaios haviam sido transferidos há dois meses para uma clínica veterinária credenciada em Confresa, onde passaram por 45 dias de tratamento médico. Após reavaliação, os animais foram destinados ao espaço em Cocalinho junto com outros 15 exemplares já encaminhados anteriormente.
O processo de reabilitação inclui cuidados nutricionais, crescimento das penas das asas e da cauda e, eventualmente, a formação de casais. A expectativa é de que a soltura branda ocorra no início do período de chuvas.
Na mesma propriedade, sete araras-canindés, oriundas de Lucas do Rio Verde e Confresa, estão em reabilitação devido à perda de penas da cauda, que dificulta o voo. Além das aves, a parceria entre a Sema e a Fazenda Água Viva já havia possibilitado, em abril, a reabilitação de um macho de anta adulto e de um tamanduá-bandeira, que segue monitorado no local após a soltura.
OUTRAS AÇÕES
Ainda em setembro, a Gerência de Fauna Silvestre promoveu a soltura de animais em Barão de Melgaço, em uma área cadastrada na Pousada Rio Mutum. Araras-canindés, corujas e um gavião-carijó foram encaminhados para recintos de aclimatação antes de retornarem à natureza.
Segundo a Sema, espécies como jaguatiricas, antas, cervos, araras, tucanos e jabutis já passaram por processos semelhantes. Atualmente, seguem em reabilitação no Estado animais como cervo-do-pantanal, papagaios, cateto, queixada, corujas, araras, macacos-prego e ouriços.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.