Várzea Grande descartou três casos de sarampo, mas outros três casos suspeitos continuam sob análise. A preocupação no Brasil começou com o surto da doença na Bolívia, país vizinho a Mato Grosso. O vírus, altamente contagioso, cruzou a fronteira e só em Primavera do Leste (234,3 km de Cuiabá) três casos já foram confirmados.
Em Várzea Grande, a Secretaria Municipal de Saúde analisou seis amostras. Três delas tiveram sorologia negativa e os casos foram descartados, no entanto, o município continua sob alerta enquanto aguarda o resultado dos demais casos suspeitos.
Além de altamente contagioso, o sarampo pode trazer complicações sérias, sobretudo para crianças pequenas, gestantes e pessoas não vacinadas. Os principais sintomas de sarampo incluem febre alta, tosse, coriza e conjuntivite, seguidos pelo aparecimento de manchas vermelhas no rosto, que se espalham para o resto do corpo.
A vacina contra o sarampo é segura, eficaz e gratuita, e está disponível em toda a rede municipal de saúde. Os bebês de seis meses a 11 meses e 29 dias de vida recebem a dose zero. De um a 29 anos de idade, são necessárias duas doses do imunizante. Para o público de 30 a 59 anos de idade é necessária uma dose da vacina.
REFORÇO NA VACINAÇÃO
Nos dias 3 e 4 de outubro, nesta sexta e sábado, a Secretaria Municipal de Saúde promove mais uma ação de vacinação no Várzea Grande Shopping, das 13h às 20h30. A iniciativa faz parte da força-tarefa de cuidados e prevenção organizada pelo município. No mutirão, as vacinas triplíce viral e tetraviral, que protegem contra o sarampo, estarão disponíveis.
Além dos imunizantes contra o sarampo, serão ofertados outros imunizantes do calendário vacinal para crianças, adolescentes e adultos, incluindo: Hepatite B, Pentavalente, VIP, Pneumocócica 10, Rotavírus, Meningo C, Febre Amarela, Dupla Viral, Varicela, Meningo ACWY, Hepatite A, DTP, DT, HPV, DTPa e covid-19.
A programação seguirá com novas etapas, como nos dias, 8, 9 e 10, com mutirão de vacinação no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, das 8h às 16h, para passageiros em trânsito.
Com informações da assessoria
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.