Os várzea-grandenses a procura de emprego têm até a próxima quarta-feira (15) para se inscrever no processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, são 128 vagas temporárias para nível fundamental, disponibilizadas na parceria entre a prefeitura e o instituto. Os aprovados trabalharão na coleta de dados para o censo de 2022.
“O Censo é realizado a cada 10 anos e estava previsto para 2020, mas foi adiado nos últimos 2 anos por causa da pandemia da covid-19 e de problemas orçamentários. O Supremo Tribunal Federal determinou, contudo, que o governo federal realizasse o Censo em 2022 e para isso precisamos da cooperação das prefeituras para ajudar na divulgação, na disponibilidade de locais para realizarmos os treinamentos e outras ações que são fundamentais para todo o processo”, explica o chefe substituto do IBGE em Mato Grosso, Marcio Cavichiolli.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, lembra que em março deste ano esteve reunido com a equipe do IBGE e defende que é através do censo demográfico que o município vai corrigir distorções na partilha dos recursos federais e estaduais arrecadados pelos Governos Federal e Estadual.
“Além de gerar emprego e renda, mesmo que temporariamente aos várzea-grandense, os recenseadores darão mais transparência à realidade de Várzea Grande que é a segunda maior de Mato Grosso e a 97ª mais populosa do Brasil e não recebe os repasses de transferência como deveria justamente por não ter um número consolidado de sua população”, disse.
Kalil Baracat ainda pontuou: “A partilha dos impostos arrecadados pelos Governos Federal e Estadual e que pertencem aos municípios levam em consideração a população como quesito primordial, logo se temos uma divergência entre os residentes em nossa cidade, passamos a receber menos recursos do que o correto, por isso o Censo é tão essencial para Várzea Grande e para as demais cidades brasileiras, pois só se faz justiça social contabilizando todos aqueles residentes e que devem ter acesso a educação, a saúde, ao social, a segurança e as obras que garantem qualidade de vida para todos”.
A SELEÇÃO
Em Mato Grosso foram disponibilizadas 1.691 vagas para recenseadores, sendo 128 para Várzea Grande e, em todo o país 48.535 vagas. Após inscrição gratuita pelo endereço eletrônico https://www.ibge.gov.br, a seleção será feita por análise curricular.
“Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.
De acordo com o edital, é recomendado que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado está prevista para o dia 30 de junho.
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa do valor a ser recebido também no Portal do IBGE. A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.
As contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
TREINAMENTO DE AGENTES CENSITÁRIOS
O Censo Demográfico 2022 inicia em 1º de agosto, mas de 06 a 15 de junho está sendo realizado em Várzea Grande, no Anexo I da Secretaria de Educação Cultura Esportes e Lazer, o treinamento para 25 alunos, entre Agentes Censitários Municipais (ACMs) e Agentes Censitários Supervisores (ACSs).
De acordo com o coordenador Censitário de Subárea, Jairo Souza da Silva, esta é a quinta etapa de treinamento do Censo 2022 e “esses agentes censitários foram contratados pelo IBGE na última semana e serão os instrutores, entre 18 e 25 de julho, dos recenseadores que trabalharão em Várzea Grande.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.