A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) realiza, nos dias 25 e 26 de setembro, uma oficina voltada à elaboração de um plano de intervenção para qualificação e estruturação da Rede de Atenção Materno-Infantil no Estado.
Esta é a quinta oficina do projeto Fortalece SES, desenvolvido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e mediado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.
O evento reúne 24 técnicos da SES-MT e conta com a participação de Renata Coutinho, representante do HAOC responsável pelo acompanhamento do projeto em Mato Grosso.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a oficina representa uma etapa estratégica para consolidar informações que contribuam com a gestão da rede materno-infantil. “A proposta é fortalecer ações e garantir melhores resultados na atenção à saúde de gestantes e crianças”, afirmou.
A assessora Claudete de Souza, do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados da SES, explicou que o plano será estruturado com base em indicadores como mortalidade materna e neonatal, sífilis congênita e início precoce do pré-natal. A análise permitirá direcionar recursos e apoio técnico às regiões mais vulneráveis, além de reforçar a regulação e o vínculo precoce de gestantes de alto risco a serviços especializados.
O projeto Fortalece SES tem como objetivo aprimorar a gestão estadual do SUS, com foco no planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde, além de fortalecer a governança regional das Redes de Atenção à Saúde em todo o país.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.