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Cidades Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, 15:50 - A | A

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Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, 15h:50 - A | A

PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Projeto Escolhas da Vida incentiva diálogo e protagonismo nas escolas de Mato Grosso

Iniciativa do TJMT e Seduc promove reflexão entre jovens sobre emoções, redes sociais e escolhas pessoais

DA REDAÇÃO

Na manhã desta sexta-feira (26), a Escola Estadual Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, sediou o encerramento do Projeto Escolhas da Vida, iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). A ação, realizada ao longo de setembro, teve como objetivo promover espaços de escuta e reflexão entre estudantes da rede pública sobre temas ligados à juventude.

Durante o evento, escolas participantes aplicaram o jogo de cartas “Escolhas do Bem”, voltado a adolescentes de 16 a 18 anos. A Seduc distribuiu 3.700 kits para os 508 grêmios estudantis da rede estadual, cujos líderes atuaram como mediadores nas atividades.

A proposta do jogo é estimular o diálogo sobre questões como pressão social, redes digitais e saúde emocional. Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a iniciativa busca tornar o ambiente escolar mais acolhedor e participativo. “Queremos que os jovens compreendam o impacto de suas escolhas e desenvolvam habilidades para lidar com os desafios da vida”, afirmou.

O projeto também contou com a presença de representantes do TJMT e do Governo do Estado. O desembargador Orlando de Almeida Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário e Socioeducativo (GMF/MT), destacou o potencial transformador da ação. Já o vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou os investimentos na infraestrutura da escola, como a construção de piscina semiolímpica e quadra de areia.

Para Matheus Oliveira da Silva, coordenador do projeto de fortalecimento dos grêmios estudantis da Seduc, a participação ativa dos estudantes representa uma prática concreta de protagonismo juvenil. “Eles deixam de ser apenas receptores e passam a construir a escola que desejam viver”, afirmou.

O estudante Davi Ferreira, de 15 anos, destacou a importância de conduzir os debates entre colegas. “É motivador saber que confiam na gente para liderar essas conversas. Somos nós que vivemos essa realidade todos os dias”, disse.

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