De 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2016, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou 32.699 atendimentos. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), onde o consumidor faz sua reclamação de modo presencial nos pontos de atendimento do Procon-MT, e na nova ferramenta de atendimento online www.consumidor.gov.br .
Sindec (atendimento presencial)
Do total de 23.823 procedimentos administrativos registrados no Sindec em 2016, a área de “Serviços Essenciais” foi a mais reclamada, ocupando o primeiro lugar do ranking, com 12.310 reclamações. O setor “Assuntos Financeiros”, com 4.004 registros, ocupa o segundo lugar e, em terceiro lugar, com 3.429 atendimentos, está o setor “Produtos”.
O setor “Serviços Privados”, ocupa o quarto lugar, com 3.155 registros. Em quinto lugar está a categoria “Saúde”, com 387 procedimentos registrados. O sexto lugar, com 296 registros, é ocupado pelo setor “Habitação”. Em último lugar, com 242 registros, está o setor “Alimentos”. Confira abaixo os três assuntos mais reclamados por área no Procon Estadual de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2016:
Áreas:
1º) Serviços Essenciais: 12.310
1) Energia Elétrica: 5.700
2) Água e Esgoto: 3.680
3) Telefonia Celular: 1.952
2º) Assuntos Financeiros: 4.004
1) Banco Comercial: 1.203
2) Cartão de Crédito: 865
3) Cartão de Loja: 614
3º) Produtos: 3.429
1) Telefone (convencional, celular, interfone, etc): 709
2) Internet: 183
3) Acessório para vestuário: 167
4º) Serviços Privados: 3.155
1) TV por Assinatura: 1.038
2) Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior): 482
3) Estabelecimento Comercial: 322
5º) Saúde: 387
1) Plano de Saúde Regulamentado: 155
2) Convênio de Assistência Médica/Odontológica: 94
3) Plano Odontológico: 22
6º) Habitação: 296
1) Incorporação (construtoras e incorporadoras): 167
2) Loteamento: 59
3) Condomínio: 59
7º) Alimentos: 242
1) Supermercado: 57
2) Restaurante/Fast Food: 22
3) Bebidas alcoólicas: 21
Dez empresas mais reclamadas no Sindec (atendimento de forma presencial):
1) Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia – 5.709 reclamações
2) CAB Cuiabá S/A – 3.551 reclamações
3) Claro S/A – 1.265 reclamações
4) Vivo S/A – 724 reclamações
5) OI S/A – 600 reclamações
6) Americel S/A – 515 reclamações
7) Caixa Econômica Federal – 471 reclamações
8) Banco do Brasil – 341 reclamações
9) SKY Brasil Serviços LTDA – 320 reclamações
10) Banco BMG S/A – 256 reclamações
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping e da Assembleia Legislativa.
Atendimento online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br foram registradas 8.876 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 4.135 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 2.684 demandas; em terceiro lugar “Produtos de Telefonia e Informática”, com 1.024 reclamações; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 353 atendimentos.
O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 283 reclamações, seguido de “Transportes”, que apresentou 155 registros e ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área “Demais serviços”, com 144 reclamações. A plataforma também registrou 31 reclamações para a área “Turismo/Viagens”, que ocupa o oitavo lugar do ranking do consumidor.gov.br. Também foram registradas 25 reclamações para a área “Saúde”, 17 reclamações para “Água, Energia e Gás”, 14 reclamações para “Alimentos” e 11 reclamações para “Educação”. A área “Habitação” não teve nenhuma reclamação registrada através da plataforma online.
Áreas
1º) Telecomunicações: 4.135
2º) Serviços Financeiros: 2.684
3º) Produtos de Telefonia e Informática: 1.024
4º) Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos: 353
5º) Demais produtos: 283
6º) Transportes: 155
7º) Demais serviços: 144
8º) Turismo/Viagens: 31
9º) Saúde: 25
10) Água, energia e gás: 17
11) Alimentos: 14
12) Educação: 11
13) Habitação: zero
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