Após 11 anos, Mato Grosso volta a sediar o Seminário Mato-grossense de Rádio, que chega à sua sexta edição com o tema “Metaformose – O Rádio supera os 100 anos no Brasil mais atual do que nunca”. O evento busca fortalecer o rádio como meio de informação, cultura e entretenimento, além de discutir os desafios diante das novas mídias.
A programação será realizada em duas etapas: dia 27 de março em Barra do Garças, voltada ao público da região do Araguaia, e nos dias 9 e 10 de abril em Cuiabá. Estão previstas palestras, oficinas, mesas redondas e apresentações culturais. Entre os temas em destaque está o uso da inteligência artificial (IA) no rádio.
Organizado pelo Mutirum Instituto, o seminário conta com apoio da Sedec-MT e da Assembleia Legislativa, por meio de emenda do deputado Lúdio Cabral (PT). O jornalista Jurandir Antônio Francisco, da comissão organizadora, destacou que o evento reunirá nomes nacionais para debater o futuro do rádio no Brasil.
Mato Grosso tem papel histórico no setor: a primeira emissora do estado, Voz do Oeste, foi a terceira rádio a operar no país, iniciando transmissões em 1939. Atualmente, o estado possui cerca de 300 emissoras, sendo 104 comunitárias, alcançando 3,1 milhões de ouvintes.
O seminário será realizado no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT) e também contará com apresentações artísticas, lançamentos de livros e a entrega do Troféu Nhô Boró, em homenagem a profissionais que contribuíram para a história do rádio em Mato Grosso.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






