Termina na próxima terça-feira (30) o prazo para que empresas em Mato Grosso cadastrem os planos de retorno de embalagens recicláveis após o uso pelo consumidor final. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) alerta que o relatório de logística reversa deve ser registrado no sistema oficial, lançado em junho, disponível em https://sisrev.sema.mt.gov.br/.
Estão obrigadas a implantar sistemas de logística reversa as empresas que fabricam, importam, distribuem ou comercializam produtos como pneus, embalagens em geral, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, óleos lubrificantes, eletroeletrônicos e medicamentos vencidos.
“A logística reversa é o processo de coleta, transporte e destinação final de produtos e embalagens após o uso pelo consumidor. O objetivo é garantir um destino ambientalmente adequado a esses materiais, por meio de reciclagem, reutilização ou descarte apropriado”, explicou Ricardo Carneiro, gerente de gestão de resíduos da Sema.
A expectativa é que o sistema alcance mais de 200 mil indústrias e empresas que fabricam ou comercializam produtos que geram embalagens recicláveis pós-consumo em Mato Grosso. A plataforma, cedida gratuitamente pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), busca aprimorar a rastreabilidade, eficiência e transparência da política estadual de resíduos sólidos.
A logística reversa está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e normas complementares. O descumprimento da obrigação pode resultar em multas, embargo de atividades, suspensão de licenças ambientais ou outras sanções administrativas previstas em lei.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (65) 98153-0085.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.