| Hugo Dias/HiperNotícias |
![]() |
| Trabalhadores terceirizados que prestam serviço no Estado, se reuniram para cobrar pagamento do salário atrasado |
Após o HiperNoticias publicar com exclusividade a suspensão dos serviços do pessoal de limpeza, motoristas, telefonistas, dentre outras atividades em três secretarias do Estado e na Ager, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) informou que os pagamentos estão programados para serem quitados no próximo dia 20.
Segundo informações dos gestores das três secretarias, Secitec (Ciência e Tecnologia), Setas (Trabalho e Assistência Social), Seplan (Planejamento) e a autarquia Ager (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados), os pagamentos aos trabalhadores não haviam sido feitos porque a Sefaz não havia passado os numerários correspondentes ao pagamento dos terceirizados.
Questionada sobre o porque dos atrasos salariais, a Sefaz, por meio de assessoria, informou que o Estado tem uma programação financeira e "quita os débitos conforme entra dinheiro em caixa, mas que a prioridade do governo é pagar primeiramente seus servidores e depois os fornecedores", incluindo as empresas que prestam serviços ao Estado.
Apesar da informação sobre o pagamento até o dia 20, o secretário-geral do Sindicado dos Servidores Terceirizados, Valdir Lauriano da Silva, afirma que promessas de pagamento já foram feitas em outras ocasiões, porém não são cumpridas. “Já prometeram outras várias vezes e não foi cumprido. Os trabalhadores não voltam enquanto não receberem os salários atrasados”, enfatizou.
ENTENDA O CASO
Na quarta-feira (12), a reportagem recebeu informações que 122 trabalhadores terceirizados pela Arcari Ltda. estavam com dois salários atrasados. Só em Cuiabá, a empresa emprega 59 funcionários nas três secretarias e na Ager. Devido a falta de pagamento, os trabalhadores estão parados desde a tarde de quinta-feira da semana passada (6).
O proprietário da Arcari, Arthur dos Reis, disse que o Governo do Estado não paga há quatros meses o salário dos trabalhadores e a dívida já chega a R$ 850 mil. O empresário disse que tentou manter os pagamentos aos colaboradores com recursos próprios, mas devido ao não-repasse do numerário à empresa, não foi possível manter os compromissos e os trabalhadores estão sem receber.
“O Estado acumula quatro meses devendo a empresa, e tem também uma nota do ano passado. É uma situação degradante” disse Reis, ressaltando que há quatro anos presta serviços à Administração Pública e nunca tinha vivido uma situação como a atual.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.







EDESIO JUNIOR 14/09/2012
Eu só quero receber, estão falando que serei o 1° a ser mandado embora, mas não temo, porque quem trabalha de graça?? nem relógio...
N.R: Comentário editado.
Regina 13/09/2012
Desde o ano de 2011 o governo Silval tem atrasado os pagamentos chegam até 4 meses, confira nas antesalas do Secretários Adjuntos, tem fila para pedir os pagamentos, num pilha de 100 tiram 20% e pagam o resto vai empurrando com a barriga.Puxando o grito do colega acima. QUE SAUDADES DO BLAIRO !!! PMDB E SILVAL NUNCA MAIS!
afonso pena 13/09/2012
SAUDADES DO GOVERNO BLAIRO MAGI! PELO MENOS O QUE SE CONTRATAVA ERA GARANTIDO RECEBER!!! SILVAL, NUNCA MAIS.
antonio carlos 13/09/2012
no portal da transparência da SAD, existe a relação de pagamentos feitos pelo estado via FIPLAN, e dá pra ver que não existe prioridade no pagamento de funcionarios terceirizados, existem pagamentos que são um verdadeiro escândalo!!! ( A consulta é pública) è so conferir...
4 comentários