A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) participou, nesta terça-feira (30), da abertura do Seminário Estadual da Educação Infantil – Os Desafios da Inclusão, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O evento, que segue até 2 de outubro, reúne gestores, professores e especialistas em Educação Infantil e Inclusiva com o objetivo de promover práticas pedagógicas mais acessíveis e equitativas desde os primeiros anos de vida.
Durante o seminário, os participantes debatem a Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que estabelece Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. O documento orienta ações relacionadas à gestão, infraestrutura e práticas pedagógicas em todo o país, com foco no desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.
Além de palestras e painéis, o encontro promove diálogos e trocas de experiências entre educadores, visando o fortalecimento da Primeira Infância. Os 13 diretores regionais da Seduc e seus coordenadores pedagógicos também participam de reuniões de alinhamento com secretários municipais de Educação para definir metas relacionadas ao Saeb 2025, previsto para o fim de outubro.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou o compromisso do governo estadual com uma educação pública mais humanizada e inclusiva. Já o presidente da Undime-MT e secretário de Educação de Nobres, Sílvio Fidelis, ressaltou a importância da colaboração entre Estado e municípios para o avanço da aprendizagem.
Representantes da Seduc também enfatizaram a relevância da cooperação institucional como base para políticas públicas efetivas, especialmente no campo da alfabetização e na melhoria dos indicadores educacionais.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades estaduais e federais, incluindo representantes do Ministério da Educação, da Casa Civil, do Ministério Público e da Assembleia Legislativa.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.