A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande confirmou ao HNT que três casos de sarampo seguem em investigação no município, localizado na região metropolitana de Cuiabá. Inicialmente, seis notificações haviam sido registradas, mas metade delas já foi descartada após análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT).
De acordo com a pasta, os pacientes restantes ainda aguardam resultado laboratorial. Enquanto isso, equipes da Vigilância Epidemiológica mantêm o monitoramento contínuo e a coleta de amostras, garantindo acompanhamento e transparência das informações à população.
Como medida de prevenção, a Prefeitura promove nesta sexta-feira (3) e sábado (4) uma ação de vacinação no Várzea Grande Shopping, das 13h às 20h30, em frente à sede da Secretaria.
Já entre os dias 8 e 10 de outubro, a imunização será realizada no Aeroporto Marechal Rondon, das 8h às 16h, voltada para passageiros e trabalhadores do terminal.
Nesses pontos, além da vacina contra o sarampo (tríplice viral), também estarão disponíveis imunizantes do calendário básico, como Hepatite B, Pentavalente, VIP, Pneumocócica 10, Meningite C, HPV, Covid-19 e outros.
O estado de Mato Grosso está em alerta após casos confirmados em Primavera do Leste. Um comitê de crise foi criado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para intensificar campanhas, ampliar horários em postos de saúde e promover ações itinerantes de vacinação e conscientização.
Segundo dados da SES, a cobertura vacinal contra o sarampo ainda está abaixo do ideal: 88% da população recebeu a primeira dose e apenas 65% a segunda, quando o recomendado é atingir 95% de cobertura em ambas.
Quem precisa tomar a vacina - A Secretaria de Saúde reforça as recomendações 1 a 29 anos, com duas doses obrigatórias; 30 a 59 anos, uma dose; 60 anos ou mais, não há necessidade de vacinar. Pais ou responsáveis que não possuem a carteirinha de vacinação atualizada devem procurar uma unidade de saúde para regularizar a situação.
Confira a íntegra da nota abaixo:
NOTA À IMPRENSA
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informa que, dos seis casos suspeitos de sarampo registrados recentemente no município, três tiveram resultado negativo para a doença, conforme análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).
Os outros três casos seguem em investigação, aguardando o laudo conclusivo do laboratório.
Reforçamos que, diante de toda e qualquer suspeita, a Secretaria, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem orientado as equipes de saúde para a coleta de amostras e o monitoramento contínuo dos casos, garantindo o acompanhamento adequado e a transparência das informações à população.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.